Sindicato que representa os docentes pedirá que a universidade elabore um calendário priorizando a retomada de aulas de laboratórios.
A Adufrgs-Sindical, que representa os professores de instituições federais gaúchas de Ensino Superior, cobrará que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresente um plano de retorno das atividades presenciais. A decisão foi tirada em assembleia geral, realizada nesta quarta-feira (29).
Segundo o presidente da Adufrgs, Lúcio Vieira, outras instituições, como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), já estão com planos de retomada elaborados e alguns campi iniciaram atividades práticas, mas, até agora, a UFRGS, maior universidade do Estado, não sinalizou como pretende fazer o retorno.
LEIA MAIS
Após três semestres com atividades remotas, aulas sem professores ao vivo na UFRGS geram reclamações de parte dos estudantesApós três semestres com atividades remotas, aulas sem professores ao vivo na UFRGS geram reclamações de parte dos estudantes
UFRGS fecha o maior contrato da sua históriaUFRGS fecha o maior contrato da sua história
UFRGS abre inscrições para cursos gratuitos destinados a gestores educacionais da região SulUFRGS abre inscrições para cursos gratuitos destinados a gestores educacionais da região Sul
— Os professores estão preocupados com a falta de planejamento da universidade. Na medida em que a grande maioria dos professores e técnicos está vacinada com as duas doses e muitos dos alunos já receberam pelo menos uma dose, entendemos que as instituições devem começar a se preparar para essa retomada, de forma gradual e híbrida, sempre observando as condições sanitárias — destaca Vieira.
O sindicato pediu uma audiência com a reitoria da UFRGS, para pedir que a universidade elabore um calendário de retomada que priorize as aulas em laboratórios. A entidade visa que o retorno ocorra no semestre que vem, o que depende de um plano elaborado e aprovado.
A Adufrgs também pedirá, na audiência, que a instituição federal divulgue como está a execução orçamentária de 2021 e a previsão de orçamento para 2022. A preocupação do sindicato é que recursos para compras de máscaras, álcool gel e outros equipamentos que visem o atendimento dos protocolos sanitários e a oferta segura de alimentação aos alunos estejam assegurados.
Procurada, a UFRGS não respondeu à reportagem de GZH até o fechamento desta matéria sobre quando apresentará o plano de retomada ou quando deverá retomar atividades presenciais.