Professores do Colégio Aplicação da UFRGS reúnem-se para discutir IN 90 referente ao retorno gradual e seguro das atividades presenciais

Preocupada com a segurança sanitária da comunidade do Colégio Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a ADUFRGS-Sindical realizou uma reunião virtual, na tarde desta quinta-feira, 21, para discutir a Instrução Normativa 90/2021.

O documento estabelece orientações para o retorno seguro e gradual das atividades presenciais com recomendações para garantir as devidas condições sanitárias.
Como representantes do Sindicato, estiveram presentes a professora Maria de Lourdes Gomes, diretora de EBTT do Sindicato, o professor César Vieira, diretor de Magistério Superior, e o professor Eduardo Rolim, diretor tesoureiro.
Para a retomada das atividades presenciais no Cap, uma comissão de professores da instituição está elaborando um plano de retorno seguro com as etapas necessárias para o cumprimento das necessidades sanitárias referidas pelo Ministério da Saúde. Assim que a comissão concluir a elaboração do plano, o documento será submetido para a aprovação do Comitê Covid UFRGS e do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 do Governo do Rio Grande do Sul.
A expectativa dos professores é de que as atividades presenciais retornem antes no encerramento do ano letivo de 2021, em dezembro. Os docentes do Cap irão observar o cumprimento das recomendações sanitárias aprovadas.
Reitoria da UFRGS prepara-se para o retorno presencial
Em reunião presencial com a diretoria ADUFRGS-Sindical, dia 15 de outubro, o reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, assegurou que está em tratativas com a direção do Colégio Aplicação da UFRGS para a retomada do ensino presencial. “Faremos o possível para garantir todas as condições sanitárias necessárias ao retorno seguro das atividades presenciais no Colégio Aplicação”, afirmou.
Carlos Bulhões assumiu o compromisso em que até 17 de janeiro de 2022, quando inicia o segundo semestre letivo de 2021, a UFRGS terá 100% de capacidade de infraestrutura para garantir as condições sanitárias necessárias ao atendimento de até 50% das atividades presenciais.
Em relação a Instrução Normativa 90, o Reitor comprometeu-se em informar os servidores sobre procedimentos que serão adotados, além de orientar os diretores.

Acesse aqui portaria