Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical transmite orientações para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças na aposentadoria

“Levar uma vida feliz e positiva com foco no autocuidado contribui para a qualidade de vida e longevidade na aposentadoria”. A afirmação foi feita pelo médico geriatra Milton Humberto Schanes dos Santos durante o Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical, realizado na tarde desta sexta-feira, 22, com o tema “Qualidade de Vida e Prevenção de Doenças na Aposentadoria”. O evento virtual, que acontece a cada 15 dias, é uma promoção do Núcleo de Multiatividades do Sindicato, coordenado pelo professor aposentado Otto Koller. A live contou com a mediação da professora aposentada da UFRGS, Marilene Reis Fonseca.

De acordo com Milton, a população mundial vive a década do envelhecimento saudável, de 2021 a 2030. “Precisamos ter a consciência de que começamos a envelhecer depois que nascemos e não apenas após os 60 anos. A expectativa de vida da população brasileira é de 75 anos de idade, em média. Mulheres vivem até 79 anos e os homens 72 anos, aproximadamente”, mencionou. “Isso acontece porque as pessoas estão preocupadas com a qualidade de vida”, comentou.

O geriatra explicou que qualidade de vida não é apenas saúde. “Está relacionada com o bem-estar físico, psicológico e mental, além da promoção e prevenção de saúde. A qualidade de vida representa o contexto social, econômico e político que as pessoas vivenciam. Também está associada à conquista dos desejos”, salientou.

A professora aposentada Marilene Fonseca, mediadora da live, refletiu sobre o tema. “Pensar sobre a qualidade de vida e a prevenção de doenças na fase da aposentadoria é essencial para que possamos direcionar nossas escolhas a uma vida mais saudável e feliz. Ter uma vida ativa e se dedicar a atividades que proporcionem alegria genuína, bem como o cultivo de relacionamentos, de forma leve e afetuosa contribuem para a prevenção de doenças nesta fase da vida”, concluiu.

 

Confira o PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO BRASIL 2021-2030.

Assista a live aqui.