ADUFRGS REPUDIA EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS PARA A UERGS

 

No dia 26 de outubro de 2021 chegou a nós, da ADUFRGS-Sindical, a informação de um Edital de Contratação de Professores Voluntários para a Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Sul – UERGS (Editais Números: 01 a 019/2021). Resolvemos vir a público, de posse dessas informações, repudiar a forma encontrada pela Gestão da Universidade e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para solucionar um problema recorrente há anos na Universidade, qual seja: falta de professores.

Os editais lançados corroboram com a precarização do trabalho e a desvalorização dos Profissionais da Educação, uma prática recorrente e cotidiana no nosso Estado. É de conhecimento da sociedade gaúcha que os Professores do Magistério Estadual do Rio Grande do Sul estão sem reposição salarial há sete anos, período em que acumulam uma perda de mais de 50% do valor de compra de seus salários. A decisão, que hora repudiamos, encontrada pelo Governo do Estado e pela Reitoria da UERGS para solucionar o problema da falta de professores é um atentado para com a Educação Pública, e a nossa Universidade Estadual.

Essa atitude mostra que para alguns administradores a Educação e a qualidade da Educação não são prioridades. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul há vinte anos contribui significativamente para o desenvolvimento do Estado e não merece ser tratada desta forma. Esperamos que o Governo do Estado e a Reitoria da UERGS não deem procedimento ao desmonte da Educação por meio da contratação de Professores Voluntários para a Universidade Estadual. É necessário e urgente que seja lançado um Edital de contratação de professores efetivos para a Universidade, em especial para suprir a demanda e preencher as vagas abertas por óbitos, aposentadorias e/ou desligamentos opcionais. A continuação desse processo de seleção e a contratação de professores voluntários desvalorizará não só a Instituição, mas seus professores, que merecem nosso respeito e admiração por carregarem essa importante Instituição nas mãos.

Por fim, não temos a intenção de afrontar a decisão da comunidade acadêmica da UERGS que aprovou em todas as instâncias necessárias o Edital. Defendemos e defenderemos a Autonomia Universitária bem como a Liberdade de Cátedra. Nosso objetivo por meio desta nota é alertar a comunidade universitária e os administradores dos riscos desta prática. Se essa atitude se tornar algo rotineiro todos perderemos, educadores e instituições. Ao invés de corroborar com algo desta natureza acreditamos que o melhor caminho é lutar em defesa das nossas Instituições de Ensino e pela valorização da profissão docente.

Nós, da ADUFRGS-Sindical, não arredaremos o pé da luta em defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade Social para todos e todas e sempre iremos repudiar as tentativas de desvalorização da Educação e dos profissionais da Educação. As nossas Instituições de Ensino são todas importantes e indispensáveis para o desenvolvimento do nosso Estado.

Educação para nós não é gasto. Educação é um bom investimento! Precisamos dizer sim à Educação e para isso precisamos dizer sim aos profissionais da Educação!

Diretoria da ADUFRGS-Sindical.