A ADUFRGS-Sindical integra o Coletivo Vidas Negras da CUT e o Coletivo Estadual de Mulheres da CUT, e está sempre atenta às pautas de Direitos Humanos. Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que acontece no próximo dia 10 de dezembro, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT promove, desde segunda, 6, até o dia 10, das 9h às 12h, o Ciclo de Debates “Democracia e Direitos Humanos no Brasil”.
O evento virtual vai reunir especialistas, professores, pesquisadores, dirigentes sindicais e movimentos populares para debater uma série de violações aos direitos humanos que vêm ocorrendo no Brasil. A transmissão será pela plataforma Zoom mediante inscrição e apenas as falas dos convidados serão divulgadas em vídeo.
A diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, professora Sônia Mara Ogiba, que integra os coletivos dos quais o Sindicato faz parte, destaca que a instituição “defende não apenas as pautas de defesa da carreira dos professores e professoras, e de políticas de educação, mas também as de Direitos Humanos”.
Recentemente a ADUFRGS-Sindical promoveu ações dentro do Novembro Negro, com destaque a personalidades negras e à pauta da igualdade racial e do fim do racismo. Está também engajada na campanha iniciada no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em 25 de novembro, e que segue até o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.
A data é celebrada em razão da proclamação, no ano de 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris. O documento reconhece que “a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”.
Programação
Dia 6 – Mesa “O Estado contra a classe trabalhadora: quando as leis se tornam instrumentos da repressão”.
Dia 7 – Mesa “Militares e Política: uma análise das Forças Armadas e sua relação com o bolsonarismo”.
Dia 8 – Mesa “Bolsonarismo e Milícias: origem e desenvolvimento de uma relação de aliança e cumplicidade” .
Dia 9 – Mesa “Força de Segurança Pública e as lutas políticas e sociais: uma análise à luz do período atual”.
Dia 10 – Mesa “Desafios da Classe Trabalhadora diante das constantes Violações de Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro”.
Saiba mais sobre a programação do ciclo de debates no site da CUT.