ADUFRGS-Sindical participa de reunião de alinhamento de ações para o Congresso Municipal de Educação Infantil

Na terça-feira, 4, a diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical e coordenadora geral do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre (FME-POA), Sônia Mara Ogiba, participou da primeira reunião de 2022 entre Secretaria Municipal de Educação (SMED), Conselho Municipal de Educação (CME) e do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre.

A pauta foi o Congresso Municipal de Educação Infantil, com abertura prevista para o dia 7 de  fevereiro, dentro da Jornada Pedagógica deste ano. Veja a matéria da Prefeitura de Porto Alegre sobre a reunião aqui

A ADUFRGS-Sindical integra a coordenação do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre junto ao CPERS-Sindicato e ACPM-Federação. O FME-POA foi instituído pelo Decreto nº 19.448, de 19 de julho de 2016, e é integrado por representações de órgãos, movimentos, instituições ou entidades ligadas ao campo da Educação no território da cidade de Porto Alegre. Tem entre suas finalidades o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Alegre, a coordenação das Conferências Municipais de Educação e dos Congressos Municipais de Educação, além do acompanhamento e da avaliação da implementação de suas deliberações.

A diretora Sônia Mara Ogiba, ressaltou as atribuições do FME-POA como articulador entre as instituições e entidades do campo da Educação em Porto Alegre. “É muito importante a realização de um trabalho de parceria e articulação. Essa é a gestão democrática que a Educação espera consolidar”, afirmou. 

A secretária Janaina Audino considerou que a realização do Congresso é importante para a gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Educação e o FME-POA. “O olhar da Rede Municipal como um todo é imprescindível para um resultado qualificado nas construções que estamos alinhando. Logo estaremos discutindo as ações para o Congresso do Ensino Fundamental”, disse a secretária.

A presidente do CME, Fabiane Borges Pavani, informou que está sendo preparada uma resolução que trata da transição nas etapas de ensino. “As ações de aproximação do Ensino Fundamental com a Educação Infantil é um tema valioso para estar entre as pautas que serão tratadas”, acrescentou Fabiane.

O cronograma inicial do Congresso foi apresentado pela coordenadora da Educação Infantil da SMED, professora Fernanda Guimarães. Segundo ela, “o evento pretende atingir, de forma híbrida, três mil pessoas, com a participação de relatores da Base Nacional Comum Curricular”. 

Saiba mais sobre o FME-POA aqui.