ADUFRGS-Sindical é uma das entidades promotoras do Congresso Municipal de Educação Infantil que inicia dia 7 de fevereiro

A ADUFRGS-Sindical está inserida na realização do Congresso Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre 2022, que terá abertura no dia 7 de fevereiro, às 8h30, em formato virtual pelo YouTube da Gestão Pedagógica.

O evento é organizado pelo Fórum Municipal de Educação (FME-POA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). A professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação do sindicato, está à frente da coordenação geral do Fórum, que também conta com o CPERS-Sindicato e a ACPM-Federação em sua coordenação.

O FME-POA foi instituído pelo Decreto nº 19.448, de 19 de julho de 2016, e é integrado por representações de órgãos, movimentos, instituições ou entidades ligadas ao campo da Educação no território da cidade de Porto Alegre. Tem entre suas finalidades o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Alegre, a coordenação das Conferências Municipais de Educação e dos Congressos Municipais de Educação, além do acompanhamento e da avaliação da implementação de suas deliberações.

De acordo com a diretora Sônia Mara Ogiba, a articulação entre as instituições e entidades ligadas à educação é fundamental para a gestão democrática do ensino. “A criação de uma proposta pedagógica de educação infantil faz parte de um processo social e deve ser pensada de forma participativa, observando as necessidades da escola e da comunidade”, refletiu. “O FME acompanha de perto as etapas de transição do ensino no que diz respeito às ações de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, mencionou.

A programação completa do Congresso Municipal de Educação Infantil com os palestrantes será divulgada em breve e pretende atingir mais de três mil pessoas de forma híbrida com a participação de relatores da Base Nacional Comum Curricular. O evento faz parte da Jornada Pedagógica, que é um evento dirigido a todos os docentes da rede pública municipal de ensino.

Mais detalhes no site Conexões em Rede. 

Saiba mais sobre o FME. 

Para acompanhar o evento acesse o link.