No dia 10 de fevereiro, a diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba, e o diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, participaram de uma reunião virtual da Internacional de Educação (IE), que reuniu mais de 200 pessoas de países da América Latina, Europa e do Continente Africano.
A atividade teve o objetivo de mapear a evolução das variantes da Covid-19 no mundo e compartilhar as experiências de cada lugar. O Brasil foi representado por uma delegação formada por 75 sindicatos.
Durante a abertura, o epidemiologista sul-africano e especialista em doenças infecciosas Salim Safurdeen Abdool Karim fez uma exposição sobre os quadros da pandemia no mundo e na África do Sul, de acordo com os respectivos órgãos oficiais. Karim é professor da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul, e da Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Recebeu o prêmio Reebok Human Rights Award em 1988 e foi eleito membro da Royal Society em 2019.
A professora Sônia reforçou a importância da troca de experiências sobre a situação da pandemia de Covid-19 no mundo. “O compartilhamento de ações e medidas de prevenção e combate ao coronavírus entre os países da América Latina e do mundo é fundamental para avaliarmos a realidade de cada lugar e fazermos uma força tarefa para o enfrentamento de novas variantes. A pandemia ainda não acabou! Na base da ADUFRGS-Sindical, defendemos a imunização e a exigência de passaporte vacinal e o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária para garantir a segurança da comunidade universitária no retorno gradual das atividades presenciais”, ressaltou.
O evento foi conduzido pela presidente da Internacional de Educação, Susam Hopgood e a vice-secretária-geral da IE, Haldis Holst.