A ADUFRGS-Sindical está comprometida com as ações em prol da economia sustentável e da geração de trabalho e renda para a agricultura familiar e demais trabalhadores e trabalhadoras. Nesta sexta-feira, 18, o diretor de Assuntos Sindicais da entidade, Jairo Bolter, prestigiou a Festa da Colheita do Arroz Agroecológico do MST, no assentamento Capela, em Nova Santa Rita.
A estimativa dos camponeses é de colher nesta safra 2021/2022 mais de 15 mil toneladas. “Essa atividade marca a abertura da colheita do arroz orgânico no assentamento local, um momento importante para nós. As aplicações financeiras da ADUFRGS-Sindical na cooperativa de crédito solidário CRESOL estão ajudando a fomentar o desenvolvimento regional e sustentável, bem como a produção de alimentos limpos, a agroecologia e a geração de emprego e renda para as pessoas”, ressaltou.
“Nos últimos anos, nossa parceria com instituições e organizações comprometidas com a luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade tem surtido resultados positivos. A parceria da ADUFRGS-Sindical com a CRESOL fomenta setores da economia e beneficia o sindicato, que tem uma rentabilidade melhor nas suas aplicações financeiras em relação ao sistema financeiro tradicional. Essa inciativa também fomenta a economia local com a inserção de alunos e ex-alunos das nossas instituições federais de ensino superior no mercado de trabalho dentro da cooperativa” salientou.
ADUFRGS-Sindical solidária e sustentável
Dia 9 de dezembro de 2021, a ADUFRGS-Sindical completou 1 ano de parceria com a agência CRESOL Metropolitana. A iniciativa foi resultado do seminário “Cooperativismo de Crédito- Desafios e Perspectivas” promovido pelo sindicato junto à CUT/RS, SINPRO e CRESOL Tenente Portela, em 9 de dezembro de 2020. O evento teve o intuito de buscar uma forma mais justa e economicamente viável para aplicação financeira por parte das organizações, dos trabalhadores e trabalhadoras.
Inclusive, a ADUFRGS-Sindical integrou o Comitê de Criação da Cresol Metropolitana, que foi inaugurada em Porto Alegre, dia 18 de dezembro de 2020. A Cooperativa é fruto da mobilização de sindicatos e dos movimentos sociais, que se organizaram para construir uma alternativa concreta de gestão autônoma e acessível das finanças de suas respectivas entidades.
Leia outras matérias:
ADUFRGS-Sindical e CRESOL celebram 1 ano de parceria com atividades na sede da Barão do Amazonas
Assista a matéria da TVT com a cobertura da Feira Solidária e Sustentável da ADUFRGS-Sindical
Fotos: CUT/RS