Fonte: matéria publicada no site do PROIFES-Federação, hoje, 23 de março de 2022.
Disponível há cerca de três anos no site da Andifes, o Painel da Execução Orçamentária das Universidades Federais foi atualizado para facilitar ainda mais a navegação. Instrumento de Gestão, Governança e Transparência, o painel, desenvolvido pelo Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD), oferece informações estratégicas e gerenciais de forma consolidada.
Atualizado de segunda a sexta-feira com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), o painel disponibiliza informações detalhadas sobre a execução orçamentária das universidades federais. Por meio de filtros, é possível conferir dados de cada uma das universidades, como:
- Orçamento atual;
- Restos a Pagar dos últimos quatro anos;
- Indicadores estratégicos e séries históricas orçamentárias de 2000 a 2022;
- Execução orçamentária de 2000 a 2021;
- Detalhamento de despesas de custeio por Unidade Básica de Custeio (UBC) e por Unidade de Despesa de Pessoal (UDP) de 2010 a 2021;
- Receita Própria de 2000 a 2022.
É importante lembrar que todas as informações orçamentárias ao longo do tempo recebem o tratamento de correção monetária devida utilizando o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), que é o indicador oficial do Governo Federal.
Transparência
De acordo com o coordenador do FORPLAD, Franklin Matos, o painel é uma importante ferramenta de transparência para sociedade brasileira e também de gestão para a tomada de decisão. “É uma ferramenta que oportuniza a cada um extrair a informação objetivamente e de acordo com o interesse e a necessidade”, detalha.
Investimento público
Para o professor Juscelino Pereira Silva, vice-coordenador da comissão de modelos do FORPLAD e responsável pelo desenvolvimento e atualização do painel, a ferramenta permite que todos os brasileiros possam acompanhar como o dinheiro público está sendo investido pelas universidades. “É possível ver diariamente os valores executados pelas universidades, bem como seus históricos de gastos, detalhamento das despesas e o crescimento orçamentário anual. A sociedade civil pode, inclusive, validar informações que são veiculadas pela imprensa e ver como as universidades trabalham a serviço do Brasil e dos brasileiros”, destaca.
Fonte para a imprensa
Ainda de acordo com Juscelino, o painel é uma ferramenta eficaz para profissionais da imprensa responsáveis pela cobertura orçamentária da Educação Superior Brasileira. “Por permitir vários tipos de filtros, o painel pode promover uma experiência mais ampla e significativa aos jornalistas, pois permite desvendar comportamentos orçamentários, de despesas, inflacionários e de comparações das dotações com a União e o orçamento destinado ao ensino superior brasileiro”, conclui.
Confira o Painel de Execução Orçamentária das Universidades Federais.
Fonte: Andifes