No mês que antecede os 44 anos de trajetória, a ADUFRGS-Sindical conquista a recomendação do selo ISO 9001/2015, que consagra a entidade como a primeira do segmento sindical na área da educação no Rio Grande do Sul a obter a certificação.
A aclamação ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 18, após uma avaliação final realizada com a presença do presidente do sindicato, Lúcio Vieira, da diretora de Secretaria, Luciana Boose Pinheiro, do diretor de Assuntos Sindicais, Jairo Bolter, da auditora do Bureau Veritas, Heloísa Kaschny, da consultora de Gestão da Qualidade da Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ), Giani Ferreira Esteves, e dos colaboradores da entidade.
O presidente Lúcio Vieira reitera que esta recomendação à certificação fortalece e engrandece a luta sindical. “O sindicato, organizado em seus processos de trabalho, permite à diretoria empenhar-se na essência do nosso fazer político, social e cultural, transformando a inovação da luta em nossas pautas históricas, como a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, nossas carreiras e a valorização dos professores e da educação como bem social”, ressaltou.
De acordo com a diretora de Secretaria do sindicato, Luciana Boose Pinheiro, o ISO 9001/2015 melhora a qualidade dos processos internos da organização e, consequentemente, reflete nos serviços prestados aos filiados/as e à população em geral. A professora considera que a iniciativa atende a política de qualidade da ADUFRGS e faz parte do novo sindicalismo. “Temos como política garantir que a qualidade seja parte integrante das atividades de representação política, social e cultural por meio da melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão, assegurando a satisfação e eficiência nos serviços prestados aos professores do ensino público federal. A busca do ISO 9001/2015 segue esse preceito. Estamos sistematizando os processos de trabalho, a organização da luta sindical e, sobretudo, focamos no planejamento e nossos filiados sentirão essas mudanças em seu dia a dia”, explicou. “Mais que uma certificação o ISO 9001/2015 é uma forma de gestão da qualidade”, destacou.
Luciana enfatiza que a diretoria do sindicato não seguiu uma lógica mercadológica para conquista do selo ISO 9001/2015. “Nosso objetivo foi capacitar e potencializar a ADUFRGS enquanto instituição sindical para que ela possa efetivamente ter melhores, maiores e mais complexos motivos e possibilidade de atuar nas suas pautas de reivindicação, na sua organização para a luta”, referiu.
Para a auditora Heloísa Kaschny, o processo de certificação é sempre importante para que uma organização possa conduzir o sistema de gestão como uma forma de padronização e melhoria contínua. “Tenho 26 anos de auditoria e observo que este sindicato utiliza as principais ferramentas da norma, que é o sistema de qualidade total. Entre as entidades sindicais na área da educação, a ADUFRGS é inovadora na utilização do sistema de gestão da ISO 9001/2015 como gestão estratégica da organização. Os próximos passos são divulgar cada vez mais o uso deste sistema de gestão e buscar sempre a melhoria contínua utilizando os requisitos da norma, buscando o crescimento da instituição como um todo”, destacou.
Segundo a consultora Giani Esteves, a certificação da ISO 9001/2015 foi uma experiência nova. “Eu ainda não havia certificado sindicato de professores. Assim como a ADUFRGS cresceu, eu também tive um grande aprendizado. Eu enxerguei uma mudança desde o começo do processo na ADUFRGS, que cresceu depois da implementação de uma gestão por áreas pelos colaboradores, que puderam avaliar seus resultados. A área de gestão dos processos do sindicato melhorou muito”, considerou. “Existe um clichê que diz: mais difícil que certificar é manter a certificação e isso é verdade. A próxima etapa é cumprir os procedimentos, fazer as auditorias, treinar novos funcionários e manter o sistema de gestão rodando com melhoria contínua”, finalizou.
Saiba o que é o ISO 9001/2015
A Norma ISO 9001/2015 incentiva a qualidade dos processos de uma organização com a utilização de requisitos como: planejamento das atividades, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores. O selo ISO 9001 traz uma série de benefícios, como o reconhecimento da qualidade e a padronização dos processos.