ADUFRGS-Sindical participou sábado, 18, da “Comemoração ao Dia do Químico: a importância da Química para a civilização”, com a presença dos professores Lúcio Vieira, presidente do Sindicato, e do diretor Tesoureiro Eduardo Rolim, ambos professores de Química, no IFRS e UFRGS, respectivamente. A atividade foi realizada no Centro Cultural da UFRGS, no Campus Central, organizada pelo Instituto de Química da universidade.
O presidente da ADUFRGS-SINDICAL, professor Lúcio Vieira, falou sobre a origem do ensino de Química na UFRGS, além do papel e as responsabilidades da disciplina. “É bastante apropriado que estejamos comemorando o Dia do Químico neste prédio histórico que tem uma contribuição muito grande para a Química, a ciência, o conhecimento. E a Química tem um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade, na nossa existência, na nossa longevidade, no desenvolvimento de novos materiais, tudo aquilo que de alguma maneira melhorou a vida da sociedade advém da Química”, disse o professor.
Vieira também lembrou os pontos a melhorar. “Não podemos negar seus problemas. Uma série de resíduos químicos geraram poluição. Então o desafio também é superar isso”, ponderou, acrescentando que “a própria Química dará resposta a esses problemas”. “É o grande desafio que nós temos, buscar na Química Verde soluções para melhorar a vida”, concluiu.
O diretor do Instituto de Química da UFRGS, Jairton Dupont, destacou a importância da disciplina, e também da Química Verde como fundamental no processo de implementação da Economia Circular, alternativa de produção que busca redefinir a noção de crescimento econômico, com foco em benefícios para toda a sociedade. “Seja pelo desenvolvimento dos antibióticos, dos plásticos, dos anticoncepcionais, do silício monocristalino, dos cristais líquidos, a Química também tem uma responsabilidade junto à destruição que a humanidade está causando ao planeta. Mas se ela foi capaz de todo esse progresso científico e tecnológico, de elevar a qualidade de vida para a civilização, ela também tem a responsabilidade e possui as ferramentas necessárias para que possamos remediar e mudar o caminho. A Química, dita hoje Verde e Sustentável, é parte essencial e fundamental na implementação da Economia Circular. Sem Química, não existe vida neste planeta e no universo. A Química é o sentido da vida”, finalizou.