Nota de repúdio ADUFRGS-Sindical: Reitoria da UFRGS extingue Comitê Covid da Universidade

A ADUFRGS-Sindical repudia veementemente a decisão do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões Mendes, que revogou a portaria que institui o Comitê Covid.

Lembramos que durante esse período triste que assola o País e o Mundo, a administração da UFRGS em repetidas vezes não acatou as recomendações sanitárias do seu próprio Comitê. E mais uma vez, com uma atitude monocrática, o reitor tomou uma decisão que fere os preceitos da democracia ao não consultar e ou ouvir outras instâncias que compõem a Universidade.

Diante dessa postura da administração da UFRGS em não cumprimento de seu compromisso de promover o planejamento e assumir a responsabilidade na gestão do processo, a ADUFRGS-Sindical, volta a cobrar providências da Reitoria para que assuma seu papel como órgão coordenador central.

A medida do reitor contraria o que defendem renomados cientistas, que consideram uma temeridade abolir as normas sanitárias nesse momento em que a pandemia ainda não acabou.

Vivemos um momento em que o Comitê se faz ainda mais necessário devido ao retorno presencial das aulas da Universidade e ao aumento de casos, internações e óbitos, e a administração da Reitoria decide, sem qualquer avaliação em conjunto com os membros do Comitê, por sua extinção.

Notas