Atenção, filiados/as: acompanhe a participação do PROIFES-Federação, na quarta-feira, 22, junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no ato realizado pela Frente Parlamentar Pela Valorização das Universidades Federais, pelo fim dos bloqueios nas universidades federais.
Assista o ato aqui e, abaixo, confira a publicação do site do PROIFES-Federação:
“Nesta quarta-feira, a Frente Parlamentar Pela Valorização das Universidades Federais realizou Ato pelo Desbloqueio do Orçamento das Universidades Federais, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O ato teve integral apoio da Andifes e PROIFES Federação.
Em resposta à agenda de sucateamento da educação no país, como os recentes bloqueios no orçamento das universidades federais, o ato movimenta a agenda dos parlamentares do Congresso Nacional para debaterem as consequências desse desfalque em todo o país. Contudo, uma robusta adesão suprapartidária pelo desbloqueio orçamentário ainda se faz necessária na casa.
Os cortes orçamentários atingem todas as universidades federais, com reflexo em todo o País, e devem ser uma preocupação de toda a sociedade, em especial dos parlamentares que compõem o Congresso Nacional.
Com o cenário agravado ainda mais durante a pandemia, o subfinanciamento que as universidades federais já enfrentam nos últimos anos se tornou ainda mais explícito com este ilógico bloqueio.
Durante o discurso de abertura, a Frente Parlamentar reportou os dados de 2020, ano que se instalou a pandemia no mundo. Somente naquele ano, as universidades atenderam mais de 85 milhões nas várias frentes de apoio e enfrentamento à Covid-19, uma média de 147 mil pessoas beneficiadas por mês em cada instituição.
“É importante destacar que as universidades jamais paralisaram suas atividades, ao contrário, desde o início da pandemia se apresentaram como aliadas no enfrentamento do vírus, colocando toda a estrutura à disposição e com total dedicação ao País e aos brasileiros”, argumenta a Frente Parlamentar em carta aberta.
A rede federal de hospitais universitários, formada por 50 hospitais vinculados a 35 universidades, disponibilizou, desde o início da pandemia, mais de dois mil leitos para pacientes com Covid-19. Além de consultas e internação, foram realizadas vacinações, testagens e pesquisas científicas em busca da cura.”
Foto: PROIFES-Federação