ADUFRGS-Sindical marca presença em Brasília no 16º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas

A ADUFRGS-Sindical participa, em Brasília, do 16º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, que acontece nesta quarta-feira, 31, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O evento, realizado pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP), abordou a MP.1119/2022 e a migração do Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP), seguido de debate sobre as eleições 2022.

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical, Mariliz Gutterres, está acompanhando o evento, e destacou a participação do sindicato no evento, que também conta com a presença de Vanderlei Carraro, membro do Conselho de Representantes (CR) como docente aposentado e tesoureiro do MOSAP. “O professor foi saudado junto com professores participantes do GT dos aposentados do PROIFES-Federação, que se reuniu ontem [30]”, relatou a diretora.

Vanderlei Carraro comentou a proporção entre aposentados e ativos nos sindicatos e chamou a atenção para a necessidade de mudar esse panorama. Ele também abordou as diferenças entre as gerações com a perda de benefícios ao longo dos anos. “Os jovens não estão se sindicalizando e precisamos do apoio deles. Foram perdidos muitos direitos”, disse Carraro.

Lauro Hagemann, também da ADUFRGS e presidente do Conselho Consultivo do MOSAP, fez um apelo à resistência. “Para o Orçamento Secreto foram destinados quase R$ 20 bilhões. Isto é uma excrescência. Nós não podemos permitir, temos que denunciar, pelo menos. Com menos da metade disso seria possível dar um aumento substancial a toda categoria dos servidores públicos. Vamos resistir, porque é o que nos cabe”, afirmou.

A programação do evento chama a atenção para a necessidade de “construção de um Brasil mais humano, justo e progressista” e de “postular a correção legislativa” de “atos que atingiram a vida laboral e vários direitos legitimamente conquistados”. 

A organização preparou ainda um material que reúne os principais projetos de interesse dos servidores aposentados e pensionistas em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, como a PEC 555/2006, que extingue a contribuição previdenciária instituída pela Emenda Constitucional 41/2003, o Projeto de Lei 189/2021, que trata da gestão da previdência social da União, e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, da reforma administrativa, entre outros pontos.

 

Veja também:

PROIFES-Federação e ADUFRGS-Sindical intensificam campanha pela derrubada da MP nº 1.119 que coloca em riscos a FUNPRESP