O secretário do PROIFES-Federação, professor Lúcio Vieira, foi entrevistado nesta quinta, 8, no Bom Dia, Democracia, da Rede Estação Democracia. A pauta foi o pré-lançamento do filme “O Complô”, que acontece na ADUFRGS-Sindical no dia 15 de setembro, às 19h.
O filme é baseado no livro “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira (Verbena Editora; 280p., 2017)”, de autoria do deputado constituinte Hermes Zaneti. Dirigido por Luiz Alberto Cassol, o curta-metragem é um documentário que questiona as formas de exploração do sistema financeiro na sociedade. A ideia central da obra é fazer com que a população reflita sobre a política econômica do Executivo, que favorece as elites financeiras e onera os trabalhadores/as, que convivem com a falta de investimentos em saúde, educação, além de carestia e baixos salários.
Vieira destacou a questão da dívida pública, tema do livro e do filme, e da necessidade de uma auditoria dessa dívida apontada pelo autor. Segundo ele, os 200 anos da Independência do Brasil estão diretamente relacionados a esse passivo. “A construção dessa dívida remonta os 200 anos”, comentou.
A atividade acontecerá no dia 15 de setembro, às 19h, no auditório José Fraga Fachel da ADUFRGS-Sindical, na Rua Barão do Amazonas, 1581, e como explicou o ex-presidente da entidade, Lúcio Vieira, é voltada para convidados – imprensa, críticos de cinema e entidades sindicais apoiadoras, devido à lotação do auditório, que é de 120 pessoas. Depois o filme deverá entrar no circuito de cinema.
O pré-lançamento irá contar com a presença do autor e, para o debate que acontecerá após a exibição, foram convidados o diretor Beto Cassol, o economista Carlos Paiva, e Renato Oliveira, sociólogo e ex-presidente da ADUFRGS-Sindical.
Veja também:
ADUFRGS-Sindical e entidades parceiras organizam o pré-lançamento do Filme “O Complô”