O espetáculo teatral “Que raio de professora sou eu?” protagonizado pela atriz Heloisa Palaoro e dirigido por Néstor Monastério, abriu a programação do Mês dos Professores e Professoras, na noite de quarta-feira, 5 de outubro, no auditório da ADUFRGS-Sindical.
Com talento e bom humor, a artista interpretou o papel da professora Laura, que ministra aulas de História, aprecia café e adora cantar. Durante a peça, a personagem reflete sobre a vida e sua condição de educadora.
Na abertura do evento, a professora Ana Boff de Godoy, vice-presidente do sindicato, comemorou a realização de mais uma atividade aberta ao público depois de dois anos de pandemia. “Nesta gestão, sediamos a pré-estreia do documentário O Complô e, hoje, pela primeira vez a casa recebe uma peça teatral que inicia a programação cultural do Mês dos Professores. Nossa ideia é abrir esse espaço não apenas para manifestações sindicais e políticas, mas também artísticas”, destacou.
A professora Ana reforçou o convite para o Jantar e Festa dos Professores, que acontece no dia de outubro. “Sob nova direção, a ADUFRGS-Sindical fez uma ponte entre as comemorações do Dia dos Professores e das Crianças, lançando o ingresso solidário, ou seja, o professor retira seu convite e em troca doa brinquedos ou livros infantis novos. As doações serão entregues, no dia 16 de outubro, para a Creche Comunitária da Vila Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Sarandi, mantida pela Cooperativa das Costureiras (UNIVENS) e pelo Banco Comunitário Justa”, explicou.
Enquanto ocorria o espetáculo, o Governo Federal anunciou o bloqueio de R$ 328 milhões no orçamento das universidades federais. “Apesar dessa política deliberada do Governo que incentiva o fim da educação pública de qualidade, estamos aqui resistindo em defesa das universidades e institutos federais e celebrando a nossa profissão”, ressaltou Ana Godoy.
Para o diretor social e cultural da ADUFRGS-Sindical, Adauto Locatelli Taufer, o espetáculo marcou o começo das atividades culturais da nova gestão. “Estamos felizes por inaugurar o Mês dos Professores com essa peça teatral e uma sequência de atividades pensadas para homenagear nossos colegas. Teremos ainda um jantar no próximo dia 15 e uma apresentação musical no dia 21 de outubro”, comentou.
A peça foi assistida pelo diretor Tesoureiro do sindicato, Eduardo Rolim, a diretora de Secretaria, Regina Witt, a diretora de Assuntos Sindicais, Maria Cristina Martins, professores filiados e público em geral.
Confira a programação social e cultural
15/10 (sábado) – às 19h, Festa do Dia do Professor, no Party Room, situado na Avenida Oscar Pereira, 7295, bairro Cascata, em Porto Alegre.
Na retirada do ingresso na secretaria da sede da Barão do Amazonas, pedimos aos filiados a doação de brinquedos ou livros novos.
16/10 (domingo) – às 16h, entrega dos brinquedos e livros para a Creche Comunitária da Vila Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Sarandi, mantida pela Cooperativa das Costureiras (UNIVENS) e pelo Banco Comunitário Justa Troca, durante a atividade Comunidade em Ação.
21/10 (sexta-feira) – às 19, performance poética-musical “Poesia para todo Sampler” com Richard Serraria.