ADUFRGS-Sindical participa de reunião com presidente do CNPq em Brasília

Nesta quarta-feira, 22, a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência, Mariliz Gutterres, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva, ambos da ADUFRGS-Sindical, representaram a entidade na reunião entre o Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, em Brasília. 

A professora Mariliz coordena o GT Ciência e Tecnologia do Sindicato e o professor Paulo Artur é vice-coordenador. Mariliz saudou a reunião e a recepção do presidente do CNPq à pauta e falou sobre a agenda em Brasília, que segue nesta quinta-feira, 23. “Vamos visitar o Congresso para reunião com representantes da área da Ciência e Tecnologia nas duas casas”, relatou. 

A reunião da quarta-feira encaminhou com Galvão demandas importantes para o desenvolvimento e valorização da pesquisa científica e tecnológica nas universidades e institutos federais. A pauta apresentada abordou, dentre outros assuntos, os seguintes temas: Discussão a respeito dos valores das bolsas de produtividade e pesquisa; Realização de projetos que contemplem a infraestrutura e definição de projetos para as áreas estratégicas.

O presidente Ricardo Galvão recebeu com atenção cada assunto abordado e se comprometeu a observar de maneira detalhada a pauta. “É uma satisfação receber o Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia do PROIFES, acredito na força da entidade e a partir da pauta apresentada, com certeza teremos diálogos mais propositivos” afirmou Galvão.

O diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES, professor Enio Pontes, conduziu a reunião e juntamente com o vice-presidente da entidade, Wellington Duarte, reforçou a disponibilidade do PROIFES em estabelecer um bom canal de diálogo com o CNPq para o fortalecimento da área de ciência e tecnologia.

“Considero esse um momento importante, onde o foco da comunidade científica são as demandas urgentes e imediatas para a retomada da ciência e tecnologia nacional. Nesse sentido, o nosso Grupo de Trabalho tem atuado na defesa da ciência e busca apresentar da melhor forma as pautas pertinentes para a área”, afirmou Enio Pontes.

“O GT de Ciência e Tecnologia do PROIFES agradece a disponibilidade do CNPq em nos receber e reforça seu compromisso em contribuir para o bom desenvolvimento da área dentro das nossas universidades”, afirmou o vice-presidente, Wellington Duarte.

 

Com informações do PROIFES-Federação