Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 17, a professora filiada à ADUFRGS-Sindical Carmem Maria Craidy recebeu o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Sala dos Conselhos na Reitoria da UFRGS.
Acompanharam a solenidade as professoras Mariliz Guterres, diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência, Regina Witt, diretora Secretária, e Graciela Quijano, do Conselho de Representantes, todas do Sindicato.
Por proposição da Faculdade de Educação da UFRGS, a indicação da professora foi aprovada por unanimidade pelo CONFACED em agosto de 2019 e, posteriormente, encaminhada ao CONSUN, que aprovou a concessão do título em janeiro de 2021.
O título valorizou a trajetória da docente que é dedicada aos direitos humanos, em especial das crianças e adolescentes. A professora esteve à frente da criação do Programa de Prestação de Serviços à Comunidade da UFRGS (PPSC), que desde 1997 atua na execução da medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade dentro da Universidade.
Carmen Maria Craidy estudou Pedagogia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) na década de 60 e no período do exílio – vivido na França – cursou o mestrado em Sciences de L`éducation, pela Université Paris Descartes (1972). Em Moçambique apoiou a construção do sistema educacional e depois a revolução anticolonial. Após a anistia, retornou ao Brasil, onde concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.