O filme “O Complô” (“The Plot”), pré-lançado nacionalmente na ADUFRGS-Sindical – que foi uma das financiadoras do projeto – recebeu na mostra Cult Jury Film Festival as premiações de melhor curta documentário e melhor direção para Luiz Alberto Cassol, referente a mostra de março e abril. Já no La Dolce Vita Cine Roma, o filme recebeu o prêmio de melhor documentário, referente a mostra de fevereiro e março.
As mostras Cult Jury Film Festival e Dolce Vita Cine Roma têm a promoção da WFCN, plataforma na internet que recebe filmes de todo o planeta proporcionando a exibição na própria plataforma e encaminhamento para as equipes de curadoria e júri de festivais e mostras em vários países.
Baseado no livro “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira”, do deputado constituinte Hermes Zaneti, o curta-metragem é um documentário dirigido por Luiz Alberto Cassol. A obra questiona as formas de exploração do sistema financeiro na sociedade. A ideia central da produção é fazer com que a população reflita sobre a política econômica do Executivo, que favorece as elites financeiras e onera os trabalhadores/as, que convivem com a falta de investimentos em saúde, educação, além de carestia e baixos salários.
O pré-lançamento na ADUFRGS-Sindical, em setembro de 2022, foi seguido de uma mesa de debate com a presença do diretor e do autor do livro que pode ser assistida aqui.
Prêmios já recebidos pelo filme:
– Twilight Tokyo Film Festival (Mostra Fevereiro/Março)
Melhor Documentário / Melhor Roteiro
– 5ª temporada da Singapore International Competition
Melhor Conceito (Argumento) / Melhor Animação em Documentário
– Big Ben International Film Festival (Mostra Março/Abril)
Melhor Documentário / Melhor Diretor / Melhor Pôster/Cartaz
Veja também