PROIFES-Federação trata com Ministério do Trabalho sobre o registro sindical da entidade

No dia 1º de junho, o PROIFES-Federação se reuniu com o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, para tratar sobre o registro sindical da entidade.

O processo de registro no Ministério do Trabalho foi suspenso durante o Governo Bolsonaro e no mês de março suspenso novamente pelo ministério devido à necessidade de adequação às mudanças nas estruturas regimentais (nos quadros do governo federal e, em especial, do ministério) previstas no Decreto 11.359, de 1º de janeiro de 2023.

Participaram da reunião, representando o PROIFES, o presidente da Federação, professor Nilton Brandão e representando seus respectivos sindicatos, a diretora de assuntos sindicais, Socorro Coelho (SINDPROIFES-PA), o diretor de aposentados, Patryckson Santos (SINDUFMA), a diretora de assuntos educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira (SINDEDUTEC), a diretora de seguridade social, Raquel Nery (APUB), o segundo tesoureiro, Jackson Divino (SINDIFSE) e o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, que também representa o Conselho Deliberativo da Federação.

De acordo com Jairo Bolter, a reabertura do diálogo sobre temas que dizem respeito às entidades sindicais e categorias é fundamental. “O Ministério do Trabalho, que foi extinto pelo governo anterior e foi recriado pelo atual governo tem um papel central na organização social e sindical e na luta dos trabalhadores e das trabalhadoras. Muitas alterações ocorreram ao longo dos últimos anos e nós precisamos responder aos ajustes necessários. A ampliação da base da ADUFRGS-Sindical foi um momento muito importante na vida do nosso sindicato e precisamos consolidar isso. Iremos continuar monitorando esse movimento e buscaremos trabalhar sempre atendendo a Legislações vigentes”, destacou.

Na reunião, o professor Nilton Brandão apresentou para o Secretário Francisco Macena o trabalho desenvolvido pelo PROIFES e expôs a preocupação quanto ao processo do registro sindical da Federação e dos demais sindicatos presentes.

 “Essa é uma preocupação recorrente do PROIFES que tem buscado incansavelmente o registro, acredito que agora com um governo que valorize o movimento sindical, o processo será finalizado e conseguiremos o registro não só para a federação, mas para alguns dos nossos sindicatos federados que se encontram na mesma situação”, afirmou o professor Nilton Brandão.

Como encaminhamento do encontro, o Secretário pediu agendamento de uma reunião de trabalho que terá como objetivo a análise em separado de cada processo para que seja dado o devido andamento para cada caso, a reunião está prevista para o dia 16 de junho.

“O fato de o Secretário ter nos recebido já sinaliza um avanço e uma valorização do movimento sindical, esperamos agora, após a reunião de trabalho agendada, obter êxito com o registro”, afirmou a diretora de assuntos sindicais e representante do SINDPROIFES-PA, Socorro Coelho.

Fonte e foto: PROIFES-Federação 

Categorias
PROIFES