ADUFRGS-Sindical participa de mobilização em defesa do Fundeb e do serviço público

A ADUFRGS-Sindical participou nesta quarta-feira, 7, de reunião em Canoas, no escritório político do senador Paulo Paim no Rio Grande do Sul, para tratar de diversos temas relacionados à votação do arcabouço fiscal, previsto para ser votado no Senado, em especial a defesa do serviço público e da retirada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do texto. A partir da reunião, foi articulada a realização de Audiência Pública em Brasília, proposta pelo senador Paulo Paim, na quinta-feira, 15, às 14h, que também contará com a presença do Sindicato.

O presidente da ADUFRGS-Sindical, professor Jairo Bolter, disse que “o arcabouço, como está, engessa os investimentos em educação”. Ele também falou sobre os problemas já existentes, como a evasão de alunos, a necessidade de investir e de não retroceder, recordando a aprovação da chamada “PEC da morte” (Emenda 95). Ele também manifestou receio com a  possibilidade de ter o Plano Nacional de Educação (PNE) inviabilizado. (Veja aqui a fala completa do presidente.) Durante a reunião, o presidente também entregou uma camiseta da ADUFRGS ao senador.

O senador Paulo Paim afirmou que vê a possibilidade de reverter no Senado a atual situação do Fundeb, mas que é preciso mobilização. “É preciso fazer barulho, que as centrais se organizem”. A partir da conversa com centrais, sindicatos e movimentos sociais desta quarta, foi articulada uma audiência pública para 15 de junho, às 14h, no Senado Federal, da qual a ADUFRGS-Sindical participará.