Obrigada aos professores que, juntos, constroem esta valorosa instituição!
Eu sou a ADUFRGS-Sindical e existo graças à bravura de professores da educação pública que nos anos de chumbo, em meio à luta pela redemocratização do País e da Universidade, em tempos temerosos e incertos da busca pela anistia, decidiram resistir. Nesse cenário a minha criação revelou a coragem, o espírito combativo e o grau de engajamento e atuação dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os quais perduram até hoje, e aos quais se somaram professores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e dos Institutos Federais.
Hoje completo 45 anos e quero agradecer aos filiados que durante todo esse período, de forma incansável, vêm lutando em defesa da educação pública e da democracia. Obrigada por cuidarem de mim, por defenderem os meus valores durante as lutas, respeitando o pluralismo de ideias, as posições político-ideológicas, a autonomia e os ideias de construção coletiva.
Lembro os anos de 1980 quando vocês saíram às ruas para lutar pela conquista dos direitos trabalhistas no país. Naquela época foram muitos os atos que uniram forças de diversas classes trabalhadoras, entre os quais os professores. Vocês mostraram preocupação para além da sua categoria e comprometimento na defesa da classe trabalhadora. Deram sua contribuição intelectual junto aos parlamentares que escreveram os direitos assegurados na legislação da Constituição Federal de 1988.
Na década de 1990 vocês me honraram ao ocuparem os espaços em defesa do serviço público, contra as reformas do governo em vigor e pela reposição salarial. Os atos contra as privatizações, em defesa da universidade pública e a realização de greve pela autonomia universitária sempre marcarão nossa história de forma significativa.
Hoje sou mais do que uma entidade de bens materiais, represento a força de um ideal por uma sociedade mais justa e igualitária. Sou uma ação concreta que auxilia, por meio da educação, na construção de um país mais soberano. Luto, todos os dias, por uma sociedade idealmente mais perfeita do que aquela em que vivemos. A minha missão é atuar e defender os interesses sindicais, políticos, sociais e culturais dos docentes representados. É manter acesa a utopia de um mundo ideal nas mentes e corações de professor que dedica sua vida à educação pública, gratuita e de qualidade. Me dedico a fazer um Brasil das utopias de Paulo Freire, Anísio Teixeira, Antonieta de Barros, entre tantos outros combatentes da boa luta.
Eu sou cada um de vocês, quando falam de mim, falam de cada um de vocês, cerca de 4 mil professores que me representam na UFRGS, na UFCSPA, no Instituto Federal Sul-rio-grandense e no Instituto Federal Rio Grande do Sul, em mais de 11 municípios do Estado. Eu sou os filiados de hoje e os tantos que já nos deixaram.
Agradeço a dedicação de vocês, pois só cheguei até aqui pela firmeza, resiliência e capacidade de adaptação que demonstraram em situações difíceis como o desmonte da educação pública, a luta a favor do sistema de cotas, a pandemia da Covid-19. Sonho com o dia em que professores não precisarão mais ser chamados de heróis no Brasil, porque terão seu valor reconhecido por toda a sociedade, seus direitos plenamente assegurados no exercício dos seus deveres, independente das adversidades ou da vontade dos governantes.
Tenho orgulho de vocês que recentemente ergueram a minha bandeira e levaram às ruas os meus ideais, na luta pela manutenção do estado democrático de direito e republicano. Defenderam a autonomia das instituições públicas e dos seus servidores, a Ciência, a Educação e a Cultura do país.
Por fim, espero continuar contando com a confiança dos meus filiados e, quiçá, de todos os que leem esta mensagem aberta à sociedade rio-grandense. Ainda temos muita luta pela frente e, juntos, podemos construir hoje o amanhã que tanto desejamos. Obrigada por me fazerem grande nas batalhas em defesa da Educação Pública Gratuita e de Qualidade.
ADUFRGS-Sindical.