ADUFRGS-Sindical discute insalubridade e periculosidade com ministro do Trabalho

O presidente está em Brasília nesta semana tratando de pautas de interesse da categoria

A ADUFRGS-Sindical, representada pelo seu presidente, professor Jairo Bolter, participou nesta quarta-feira, 5, em Brasília, de reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, articulada pela deputada federal Denise Pessôa. Na pauta, diversos temas que envolvem as entidades sindicais e a categoria dos professores federais, dentre eles a insalubridade e a periculosidade no ambiente de trabalho docente. 

“Precisamos atualizar as normas e as leis constantemente para que elas estejam adaptadas à realidade vivida e vivenciada nas nossas universidades e institutos federais. A alteração dessas normas pode beneficiar servidores públicos de todo o país, uma vez que estão atreladas em grande parte aos trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada”, afirmou Bolter. “Existem particularidades muito específicas que precisam ser atendidas para não haver prejuízos para os trabalhadores”, emendou o sindicalista.

Conforme Bolter, o PROIFES-Federação vai apresentar um projeto ao Ministério do Trabalho que visa resolver de vez problemas que dificultam o atendimento das normas e leis vigentes no país em relação à temática, em virtude das especificidades que envolvem o dia a dia das instituições e do trabalho dos professores. “Alguns docentes não recebem benefícios legais mesmo estando trabalhando direta ou indiretamente com alguns produtos químicos e biológicos que poderão trazer a eles problemas de saúde”, explicou o presidente da ADUFRGS-Sindical. 

O presidente está em Brasília nesta semana tratando de pautas de interesse da categoria.

Foto: Acervo pessoal/Divulgação