Veja a participação da delegação do RS nos Eixos I e II do Encontro Nacional.
A ADUFRGS-Sindical está representada no XIXI Encontro Nacional do PROIFES-Federação por 11 delegados e delegadas e quatro observadores, que participam do debate com a apresentação de textos e propostas para o futuro da educação pública do País.
O evento, que iniciou na noite de quarta-feira, 19, e segue até amanhã, 21, no Wish Hotel, em Salvador, na Bahia, reúne delegações de 13 sindicatos federados do País.
A pauta do segundo dia de debates, nesta quinta-feira, 20, iniciou com a mesa internacional: Lançamento da campanha contra a privatização da educação, que contou com a mediação do professor Eduardo Rolim de Oliveira, diretor de Relações Internacionais do PROIFES e diretor tesoureiro da ADUFRGS. Na ocasião, foi lançada a campanha da IEAL e PROIFES “A América Latina diante do avanço das privatizações e do comércio educacional – Por mais investimento na educação pública”.
O secretário geral do PROIFES-Federação, Lúcio Vieira, e a diretora de Relações Sindicais da ADUFRGS-Sindical, Maria Cristina Martins, apresentaram textos e propostas para o Eixo I: PNE – Enfrentamento da questão pública x privado: Mercantilização e disputa ideológica.
No Eixo II: Desafios do movimento sindical frente ao novo Governo, o professor Lúcio Vieira defendeu o texto “As disputas em curso na defesa da universidade pública e de um governo de coalizão”. “A educação pública precisa ser reafirmada como direito social. Seguimos na luta em defesa da democracia e da educação pública que são fundamentais para o desenvolvimento do País”, destacou.
No mesmo eixo, foram apresentados os textos “Questões sobre a reforma do ensino médio e do ensino da estrutura política em nosso País”, de autoria da professora Daniela Fialho; e “Trajetória sobre a PEC 555/2006”, produzido em conjunto entre o professor Vanderlei Carraro, representante da ADUFRGS-Sindical no MOSAP, e a professora Mariliz Guterres, diretora de Assuntos de Aposentadoria e previdência do Sindicato.
Daniela Fialho defendeu a revogação do novo ensino médio e de uma educação voltada para a formação política e cidadã dos jovens. Já Vanderlei Carraro propôs que o PROIFES-Federação trabalhe pela aprovação da PEC 555. “Chega de taxar os aposentados!”, protestou.
O plenário aprovou por unanimidade a moção proposta pelo presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, em defesa da redução da taxa de juros do Banco Central, que segundo ele, contribui para o desenvolvimento do Brasil.
Foi aprovada ainda uma Moção em defesa Do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Confira a delegação do RS, formada por 16 docentes da base da ADUFRGS-Sindical:
Adauto Locatelli Taufer
Ana Boff de Godoy
Ana Karin Nunes
Daniela Marzola Fialho
Darci Campani
Eduardo Rolim de Oliveira
Luciana Boose Pinheiro
Luciana Neves Nunes
Lúcio Vieira
Mariliz Guterres
Roger Saundaj Elias
Observadores:
Vanderlei Carraro
Lúcio Hagemann
Maria Cristina Martins
Fabrício Macagnan
Indicado pelo PROIFES-Federação:
Jairo Bolter, presidente da ADUFRGS-Sindical