ADUFRGS-Sindical apresenta propostas aos Eixos 3 e 4 no XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação

Confira a delegação do RS, formada por 16 docentes da base da ADUFRGS-Sindical

Nesta sexta-feira, 21, a delegação gaúcha presente no XIX Encontro Nacional do PROIFES-Federação apresentou propostas para o Eixo 3 “Reestruturação sindical e o futuro do PROIFES-Federação” e Eixo 4 “Carreira, salários, previdência, condições de trabalho e democracia interna nas IFES”. A atividade foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Wish Hotel, em Salvador, na Bahia.

A professora Ana Boff de Godoy, vice-presidenta da ADUFRGS-Sindical, foi uma das autoras do texto “Por um movimento sindical antimachista”, apresentado no Eixo 3 e escrito em conjunto com mulheres de outros sindicatos federados. O documento propôs a construção de uma política de promoção da igualdade de gênero no PROIFES.

No Eixo 3, o professor Adauto Locatelli Taufer, diretor Social Cultural da ADUFRGS-Sindical, apresentou o texto “Desconstruir velhos para construir novos paradigmas: A necessidade de romper padrões machistas no ambiente sindical”. Ele defendeu paridade de gênero na composição da diretoria do PROIFES e a criação de um coletivo junto ao GT de Direitos Humanos da Federação para discutir as masculinidades e combater o machismo.

Já a professora da UFCSPA, Luciana Boose Pinheiro, ainda no Eixo 3, falou sobre “Perspectivas para a gestão sindical e o PROIFES-Federação: A eficiência na luta”. Ela defendeu o planejamento estratégico e a gestão da qualidade sindical nos mandatos do PROIFES. Citou ainda, a experiência da ADUFRGS-Sindical que recebeu o selo de certificação ISO 9001, em 2022.

Luciana também apresentou texto no Eixo 4 “Democracia na eleição de reitores: Quais os rumos e quais as medidas?”, que entre outros assuntos, abordou a Lei 9.192, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes universitários.

A diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, professora Ana Karin Nunes, abordou no Eixo 3, o tema “Comunicação sindical e relações de poder”. Ela propôs a criação de um fórum permanente de compartilhamento de experiências sobre comunicação sindical para fortalecer as estruturas dos sindicatos e da Federação.

Ana Karin contribuiu ainda com o Eixo 4, apresentando o texto “Contribuições para a reflexão do papel dos sindicatos na curricularização da extensão”, que escreveu em conjunto com a professora Sandra de Deus, também da UFRGS e filiada à ADUFRGS. Ela defendeu a luta nacional em defesa da extensão universitária.

Segundo Mariliz Guterres, diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical, “a pesquisa científica e tecnológica é fundamental para a manutenção da vida.” Ela fez a afirmação durante a apresentação do seu texto sobre o referido tema no Eixo 3. Destacou ainda, a importância do orçamento para as ações de ciência e tecnologia no País. Mariliz também apresentou texto no Eixo 4 “O bem-estar e a força dos professores aposentados que somos ou seremos”.

Confira a delegação do RS, formada por 16 docentes da base da ADUFRGS-Sindical:

Adauto Locatelli Taufer

Ana Boff de Godoy

Ana Karin Nunes

Daniela Marzola Fialho

Darci Campani

Eduardo Rolim de Oliveira 

Luciana Boose Pinheiro

Luciana Neves Nunes

Lúcio Vieira

Mariliz Guterres

Roger Saundaj Elias

Observadores:

Vanderlei Carraro

Lúcio Haggemann

Maria Cristina Martins

Fabrício Macagnan

Indicado pelo PROIFES-Federação:

Jairo Bolter, presidente da ADUFRGS-Sindical

#xixencontronacionalproifes

PROIFES-Federação