Presidente da ADUFRGS-Sindical representará o PROIFES-Federação na direção nacional da CUT para a gestão 2023/2027

Foto CUT Nacional

Participação na diretoria da CUT Nacional reforça a defesa da educação pública de qualidade.

Durante o 14° Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT), realizado em São Paulo nos dias 19, 21 e 22 de outubro, foi definido que o PROIFES-Federação participará da direção nacional da CUT, que tem como representante do PROIFES no ramo da educação o membro do Conselho Deliberativo e presidente da ADUFRGS sindical, professor Jairo Bolter. O encontro, que teve como tema: “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, também comemorou os 40 anos de fundação da CUT.

Bolter comemorou o assento na direção nacional da CUT. “O fato de o PROIFES-Federação compor a nova diretoria executiva da CUT representa um avanço na luta do movimento sindical docente do Magistério Superior Federal. Teremos ainda mais força para lutar por melhores salários, carreira e valorização profissional, fortalecendo a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade”, avaliou. “Também foi importante que a nossa vice-presidenta Ana Godoy, tenha assumido a Secretaria de Políticas Sociais da CUT/RS, o que significa que estamos cumprindo com o nosso compromisso social com as pautas da classe trabalhadora”, completou.

Além de Jairo Bolter, a delegação da ADUFRGS-Sindical ao CONCUT contou com a professora Luciana Nunes, presidente do Conselho de Representantes; a vice-presidenta do Sindicato e secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT/RS, Ana Boff de Godoy (como observadora); e o professor Eduardo Rolim de Oliveira, que representou o PROIFES-Federação.

O CONCUT reuniu aproximadamente 2 mil delegados, observadores, convidados e ainda de uma delegação internacional de cerca de 40 países diferentes, representando os sindicatos e federações da América do Sul, América Latina, Europa e Oriente Médio.

Entre as autoridades presentes esteve o ministro do Trabalho, Emprego e Renda, Luiz Marinho, os deputados federais Luiza Erundina e Guilherme Boulos. O presidente Lula enviou uma carta aos congressistas, lida por Luiz Marinho, que também representou o presidente na mesa de abertura.

A nova diretoria executiva da entidade gestão 2023/2027 será reconduzida pelo presidente Sérgio Nobre. O cargo de vice-presidente ficará com a bancária Juvandia Moreira, que também é presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato.

O Congresso resultou, ainda, na criação de quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística; e Aposentados, Pensionistas e Idosos.