Defender o serviço público de qualidade é defender o servidor

Por Jairo Bolter, presidente da ADUFRGS-Sindical

Neste 28 de outubro, dedicamos o Dia do Servidor Público à defesa do serviço público brasileiro gratuito e de qualidade. Vivemos o momento em que todos precisam se unir contra a PEC 32, que aponta para a terceirização dos servidores e precariza o serviço público do Brasil.
 
A desastrosa proposta da “reforma administrativa” que tramita no Congresso Nacional, se levada adiante, nos colocará em caminhos cada vez mais sombrios. Nós acreditamos que é necessário ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, mas isso só será possível com a valorização dos servidores públicos.
 
A proposta abre caminho para a corrupção, acaba com o concurso público, tira a estabilidade do servidor e permite a contratação de pessoas apadrinhadas por políticos sem compromisso com a qualidade da educação e dos demais serviços públicos como a saúde.  E quem sofrerá os impactos será a população mais carente de políticas públicas de qualidade.

Diversas frentes parlamentares preparam um seminário em defesa da reforma administrativa, o evento ocorrerá na Câmara, no dia 1º de novembro, com presença esperada do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e também do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A iniciativa para realização do evento foi da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, mas conta com apoio também das frentes parlamentares pelo Livre Mercado, de Comércio e Serviços e da Agropecuária. O Ministério da Gestão trabalha numa proposta para reforma administrativa, no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), com o objetivo de dialogar com a sociedade e especialistas sobre as propostas do Ministério.

Defender os servidores é garantir serviços essenciais de qualidade para a sociedade. A desvalorização ou retirada de direitos dos servidores sucateia os serviços oferecidos ao cidadão. Estão tentando atribuir aos servidores públicos a culpa pela crise financeira estadual e nacional. Precisamos valorizar os profissionais, seja na educação, na saúde, na segurança, se nós tivermos profissionais mais capacitados, valorizados e respeitados com certeza o serviço volta para a população com maior qualidade e excelência.

Parabéns pelo seu dia e junte-se à ADUFRGS-Sindical na luta por um serviço público que siga sendo gratuito e de qualidade!