ADUFRGS-Sindical acompanha denúncia de racismo contra professora do IFRS Alvorada

Na terça-feira, 5, o presidente da ADUFRGS-Sindical, professor Jairo Bolter, e o diretor de Assuntos da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), professor Roger Sauandaj Elias, se reuniram com o diretor do campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), professor Fábio Marçal, e com a professora Giselle de Araújo, para tratar do acompanhamento, por parte do Sindicato, de denúncia de racismo contra a docente. 

O encontro foi viabilizado pela professora Márcia Mendes, que intermediou os primeiros contatos entre a professora Giselle e a direção da ADUFRGS-Sindical. Na ocasião, a professora Giselle relatou o caso do qual foi vítima durante o 8º Salão de Pesquisa e Extensão do IFRS. 

O presidente Jairo Bolter manifestou solidariedade à docente e asseverou que o Sindicato acompanhará o caso e agirá para que o fato seja devidamente esclarecido com a máxima celeridade. Reafirmou também que a instituição está comprometida com o combate a toda forma de preconceito, “o que se manifestou, por exemplo, nas campanhas em prol da diversidade e contra o racismo e o machismo ao longo do ano de 2023”. 

O diretor Roger Elias lembrou que a ADUFRGS-Sindical, além de representar os docentes da UFRGS e da UFCSPA, tem também no IFRS e IFSul uma parcela significativa da sua base, “de modo que os docentes dos IFs podem contar com o sindicato sempre que necessitarem”. 

Durante a visita, os funcionários da ADUFRGS-Sindical Emil Santana e Rodrigo da Silva atenderam a outros professores e à comunidade escolar na Unidade Móvel do Sindicato.