ADUFRGS-Sindical faz balanço de encerramento do ano

Direção ADUFRGS-Sindical na Festa do Mês do Professor, cujo tema foi “Professores Diversos, Educação Diversa”. Foto: Larry Silva

Chegado o final de 2023, o presidente da ADUFRGS-Sindical, professor Jairo Bolter, faz um balanço das ações do Sindicato, conquistas, lutas e expectativas. Confira a seguir.

“Iniciamos o ano de 2023 com muita esperança. Um ano em que voltamos a sonhar com um país mais justo, fraterno e igualitário. Apostamos muito na eleição de um projeto diferente de desenvolvimento. Nós, profissionais da educação, e nossas instituições, fomos duramente atacados, em todos os sentidos, ao longo dos últimos anos, desde a contestação ao nosso trabalho até a razão da nossa existência. Os governos anteriores (2016 a 2022) não pouparam nos ataques. Em 2023, precisávamos virar a chave, e fazer com que o país e seus administradores voltassem a valorizar a educação e a ciência como pilares para o desenvolvimento do país. 

Nossa entidade sindical adentrou as portas que se abriram para o diálogo (portas que estavam simplesmente fechadas), e apresentamos as nossas pautas e as nossas reivindicações. Conquistamos, no início do ano, um reajuste salarial de 9% que começou a valer no mês de maio – diante de uma defasagem de aproximadamente 43%, fruto do descaso dos projetos políticos com o setor, os serviços e os servidores públicos. Além do reajuste salarial, conquistamos um reajuste de 43% no auxílio alimentação, que passou de R$ 458,00 para R$ 658,00. 

Além de lutarmos por melhores salários e reestruturação da nossa carreira, avançamos muito na luta em defesa das nossas instituições de ensino. As conquistas foram significativas, diante das circunstâncias. 

Conseguimos, em conjunto com as organizações de representação das nossas instituições de ensino (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif), além de mais recursos financeiros, novos códigos de vagas para docentes, reivindicações centrais para o processo de reconstrução das nossas instituições. Repor o quadro de docentes é tão importante quanto recuperar o orçamento das nossas instituições para que consigam recuperar a força e voltar a impulsionar o desenvolvimento do país. 

A luta não parou por aí. Além de defender melhorias para a nossa categoria e melhores condições de trabalho, continuamos lutando contra o desmonte dos serviços públicos e a desvalorização dos servidores. Acabamos o ano de 2023 sem que a Reforma Administrativa avançasse no Congresso Nacional, mesmo com a pressão forte da iniciativa privada por meio da sua representação sindical. 

Se aprovada, essa reforma iria destruir o setor público, os serviços públicos e os servidores públicos em detrimento do setor privado. Iremos continuar lutando para que essa reforma não avance, e seja definitivamente derrotada. Para o bem do país e do povo brasileiro. 

Durante o ano muitas foram as lutas em conjunto com entidades parceiras: CUT, PROIFES-Federação, CNTE, UNE, UEE, DCEs, CAs, SINPRO-RS, CPERS, Levante Popular da Juventude, etc. 

Nos Congressos da CUT, conquistamos vagas para as direções das entidades. Estamos participando da direção da CUT Rio Grande do Sul e da CUT Brasil, como entidade sindical, pela primeira vez na nossa história. 

Como organização, avançamos ainda na oferta de novidades para os nossos filiados. A ADUFRGS se movimentou muito em 2023. Construímos a maior agenda cultural e social da nossa história. Foram dezenas de atividades culturais e sociais desenvolvidas na nossa sede, onde recebemos centenas de colegas durante o ano. 

A Diretoria criou o Programa Cátedra ADUFRGS, exclusivo para a promoção de atividades junto aos filiados aposentados. Por meio deste projeto realizamos quatro encontros, dezenas de reuniões e inúmeras ações semanais durante o ano. 

Entrega de doações a atingidos por ciclone

Durante o ano, realizamos dezenas de ações com a nossa Unidade Móvel, que foi a diversos campi para apresentar às comunidades a nossa Instituição. Nessas atividades, apresentamos o portfólio de serviços, tiramos dúvidas e recebemos demandas da base. 

Em agosto, apresentamos aos nossos filiados e demos início ao Projeto Saúde e Bem-Estar, uma parceria da ADUFRGS-Sindical com a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança – ESEFID, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da qual estamos oferecendo centenas de vagas para os filiados em atividades físicas e ocupacionais, tanto nas dependências da universidade como na sede da ADUFRGS. 

O ano foi atípico no estado e no país. Como Gestão da ADUFRGS, nos desafiamos e construímos o Ciclo de Debates “Construindo Agora o Amanhã”, e por meio deste realizamos quatro painéis que debateram e discutiram assuntos importantes que circundam a nossa entidade, as nossas instituições de ensino e as nossas vidas. 

Durante o ano, avançamos em ações de solidariedade. Além das 40 cestas de alimentos semanais que entregamos a comunidades carentes de Porto Alegre, organizamos campanhas de solidariedade aos atingidos pelos três ciclones que ocorreram no Rio Grande do Sul. Foram dezenas de ações e milhares de reais investidos nessas movimentações sociais e solidárias. Enfim, foi um ano de muito trabalho para todos nós, diretores e diretoras, membros do conselho de representantes e em especial nossos funcionários. 

Esperamos que possamos em 2024 avançar na nossa luta em prol de melhores condições de vida para nossos filiados e as pessoas que vivem e convivem conosco.”

O ano de 2023 na ADUFRGS em números 

Ao longo do ano de 2023, a ADUFRGS-Sindical realizou 29 eventos, tanto de caráter social quanto científico e de luta sindical. Ao todo, 1978 pessoas, entre filiados e comunidade, participaram de ações na sede da Barão do Amazonas e em espaços externos. Destaque especial para o show  “Sbørnia Kontr’Atracka”, no Teatro Dante Barone, que comemorou os 45 anos da entidade. No mês de outubro, a Festa do Mês do Professor, cujo tema foi “Professores Diversos, Educação Diversa”, foi a maior já realizada pela entidade, com a distribuição de mais de 500 convites. O nível de satisfação dos filiados da ADUFRGS-Sindical com os eventos, segundo pesquisas realizadas pela entidade, é superior a 80%.

IMG_1091
Espetáculo Sbørnia Kontra`Atracka – 45 anos ADUFRGS-Sindical. Foto: Dudu Leal

No que diz respeito à comunicação da entidade, durante o ano de 2023 foram ampliadas parcerias de mídia, tanto com veículos de comunicação de massa quanto com veículos de comunicação alternativa. A marca da ADUFRGS-Sindical nunca esteve tão presente em rádios, jornais e mídia on-line. Também houve uma grande ampliação da produção de conteúdos sobre educação, ciência, cultura e história sindical. Tudo feito pela equipe do Sindicato, privilegiando a autonomia em relação às pautas que são de interesse da categoria docente. Os canais de comunicação também passaram por reestruturação, incluindo a produção de um novo site, de um novo formato do Jornal ADverso (on-line e interativo) e de novos mecanismos de comunicação por e-mail, SMS e WhatsApp.

Quanto à memória sindical, no ano de 2023 deu-se início ao Projeto de Extensão Memória ADverso, com a participação de professores e estudantes da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – Fabico, da UFRGS. O acervo completo do Jornal ADverso, produzido pela ADUFRGS desde o ano de 1988, está sendo recuperado e será preservado como um importante elemento da memória sindical no Rio Grande do Sul.

No mês de agosto de 2023, foi realizada a terceira edição da Pesquisa de Satisfação com os filiados, a qual obteve o maior número de respondentes desde seu início (204 pessoas). Os filiados destacaram positivamente a atuação do Sindicato, a ética e profissionalismo nas ações e os benefícios oferecidos. Também foram apontadas várias sugestões de melhoria, as quais foram organizadas em forma de planos de ação para o ano de 2024.

A ADUFRGS-Sindical, manteve-se, em 2023, coerente com a sua política de qualidade, qual seja garantir que a qualidade seja parte integrante da gestão das atividades internas por meio da melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão, assegurando a eficiência dos processos gerenciais de forma que possa prestar melhor atendimento aos professores filiados. Nesse sentido, manteve a certificação ISO 9001, buscando a melhoria contínua na padronização de seus processos de gestão.

Em 2024, a Diretoria da ADUFRGS-Sindical pretende continuar seu trabalho em busca de melhores condições de carreira e salários para os professores da educação pública federal, de representação política junto a entidades locais e nacionais, bem como ampliar o conjunto de benefícios disponíveis aos seus filiados. Uma meta importante também é uma maior aproximação com a base de filiados, por meio da promoção de ações junto às unidades das instituições representadas e programas especiais de educação para questões financeiras e previdenciárias.