Reajuste salarial zero: ADUFRGS-Sindical ouve docentes

Sindicato pretende realizar assembleia em meados de abril para sistematizar as propostas das unidades.

Na quarta-feira, 7, a ADUFRGS-Sindical reuniu-se com docentes da Faculdade de Economia da UFRGS, a fim de discutir ações para cobrar do governo federal reajuste de salários, reestruturação de carreira, condições de trabalho e a situação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esse foi o segundo encontro da série de visitas do Sindicato às unidades para ouvir os professores e sistematizar propostas que serão debatidas em assembleia prevista para meados de abril.

Participaram da atividade, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, a presidenta do Conselho de Representantes, Sônia Ogiba, o vice-presidente, Darci Campani, e a 2ª secretária Rosa Chieza.

Bolter apresentou os índices atualizados das progressões de carreira e reforçou que a atividade foi uma demanda do Conselho de Representantes e vai subsidiar as ações de mobilização para que os docentes do Magistério Superior e do EBTT avancem nas negociações salariais e na pauta específica. “Iniciamos a agenda de visitas às unidades em janeiro, conversando com os professores do Instituto de Química da UFRGS. Iremos dialogar com docentes de outras unidades até meados de abril, quando o Sindicato deve convocar uma assembleia para sistematizar as discussões e encaminhar os próximos passos da entidade”, referiu.

Rosa Chieza manifestou sua preocupação com a falta de perspectivas em relação ao plano de carreira, que segundo a professora, está defasado e precisa de reformulação. “Existe muita desigualdade salarial no Brasil. Assim como o trabalho de juízes e deputados é supervalorizado, por exemplo, os professores também merecem reconhecimento, valorização e melhores salários”, manifestou.  

Sônia Ogiba ressaltou que a saúde dos trabalhadores da educação e a carreira são essenciais nesse momento.

Durante as falas, foi consenso entre os professores descartar a possibilidade de greve e organizar outro tipo de mobilização para que o governo atenda as reivindicações.

O próximo diálogo da ADUFRGS-Sindical será no dia 21 de fevereiro, às 16h30, com os professores da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

As agendas estão sendo marcadas nas unidades pela Direção e o Conselho de Representantes do Sindicato, que define o dia e horário da atividade em conjunto com a comunidade.

Os filiados que têm interesse em contribuir na constrição da agenda de visitas às unidades para aprofundar o debate sobre reajuste salarial e reestruturação da carreira podem entrar em contato com os membros da diretoria ou do CR.

As agendas nas unidades também contam com o apoio da unidade móvel e equipe de funcionários para atender as dúvidas dos docentes e mostrar o trabalho do Sindicato.