Reajuste salarial zero: ADUFRGS-Sindical ouve docentes da Faculdade de Economia da UFRGS

Atividade teve boa representatividade.

A ADUFRGS-Sindical realizou na quarta-feira, 21, mais um diálogo com docentes sobre reajuste salarial e reestruturação de carreira. Desta vez, o encontro ocorreu na Faculdade de Agronomia da UFRGS com a presença do presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, do diretor Tesoureiro, Eduardo Rolim de Oliveira, e da presidente do Conselho de Representantes do Sindicato, Sônia Ogiba, do vice-diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Paulo Vitor Dutra de Souza, professoras e professores de vários departamentos da unidade.

O encontro foi agendado pelo professor Paulo César Nascimento, que foi indicado pelos colegas como membro do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical, e na suplência a professora Amanda Posselt Martins.

Bolter explicou que a atividade foi uma demanda do Conselho de Representantes e vai subsidiar as ações de mobilização para que os docentes do Magistério Superior e do EBTT avancem nas negociações salariais e na pauta específica.

O presidente destacou, ainda, que a proposta de documento para negociação específica sobre reajuste de salários e reestruturação de carreira construída e coordenada pelo professor Eduardo Rolim de Oliveira foi adotada pelo GT Carreira do PROIFES-Federação e será apresentada nas próximas negociações com o Governo Federal. O conteúdo da proposta do professor Rolim foi discutido com a direção da ADUFRGS-Sindical e aprovado pelo GT Carreira do Sindicato.

Durante a atividade, Rolim abordou os pontos principais do documento, sanando as dúvidas dos docentes. “Nossa luta é pela recomposição das perdas salariais que atingem 35,5% e por valorização profissional”, ressaltou.

Sobre o apagão na Faculdade de Agronomia da UFRGS, Jairo Bolter informou que o Sindicato pediu uma audiência com a Reitoria da UFRGS para estudar formas de ressarcimentos dos prejuízos que inviabilizaram as pesquisas científicas.   

A atividade na Faculdade de Agronomia da UFRGS também contou com a unidade móvel do Sindicato e equipe de funcionários. Durante a visita, a professora Bernardete Radin, do Departamento de Agrometeorologia da UFRGS filiou-se ao Sindicato.