Plano de carreira em discussão.
Após a última reunião realizada na sexta-feira (23) o Conselho Deliberativo do PROIFES emitiu resolução com orientações aos sindicatos federados sobre o processo de negociação nas Mesas Setoriais com o Governo.
A posição do CD, reforçada pela Diretoria, é de que ainda não temos uma resposta positiva do governo à pauta apresentada pela Federação e muito menos nos aspectos salariais. Portanto, não há um verdadeiro processo negocial, mas sim a reafirmação por parte do governo de sua política econômica (restrições orçamentárias e fiscais) e da sua “reforma” administrativa (gestão de carreiras).
O Conselho reforça a necessidade de que o Governo se disponha a abrir negociação de modo que até 2026 a malha salarial das carreiras do magistério federal (EBTT e MS) contemple o cumprimento do Piso Nacional do Magistério, e assim consigamos, ainda que não seja total, avançar na reposição das perdas salariais acumuladas. O GT Carreira do Proifes Federação está trabalhando numa contraproposta, a ser debatida na base e posteriormente encaminhada ao governo, com uma malha salarial que tenha previsão de ter o piso contemplado em 2026 e que não altera o tempo da atual carreira (19 anos).
Confira o documento na íntegra com as orientações aos sindicatos federados.
DOC-CD-23-02-s