ADUFRGS-Sindical parabenizou o professor Júlio Xandro Heck pela recondução ao cargo de reitor do IFRS.
Na quinta-feira, 29, a ADUFRGS-Sindical participou do ato simbólico de recondução do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck. O Sindicato foi representado pela diretora de Assuntos da Carreira do Magistério Superior, Elizabeth Carvalho de Castro, o diretor de Assuntos Jurídicos e 2° Tesoureiro, Paulo Artur Xavier, e o professor Lúcio Vieira, membro do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação.
Júlio Xandro Heck assumiu o terceiro mandato consecutivo como reitor, conduzindo a gestão do IFRS desde 2018. No mesmo ato, ocorreu a apresentação oficial do grupo de pró-reitores para o período 2024 – 2028 e a posse dos diretores-gerais dos 17 campi eleitos pela comunidade acadêmica em 2023.
Como representante do ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação, Gregório Durlo Grisa, reforçou que o Governo Lula está retomando a expansão do ensino técnico com a construção de 100 novos campi até o fim de 2026.
Alexandre Martins Vidor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) ressaltou que “a educação pública é um investimento e não um gasto”. “Precisamos olhar a diversidade e construir uma nação com políticas de Estado como acontece no IFRS. A educação é um direito social de todos e é extremamente necessária para reconstruirmos o País e a educação pública. Teremos um aporte de 3,9 bilhões para consolidar a expansão das unidades do IFRS”, salientou.
Em seu discurso, o reitor Júlio Xandro Heck celebrou a posse dos professores que estarão à frente dos 17 campi do Instituto, destacando a importância dos processos democráticos na escolha dos gestores e a ampla participação de mulheres na gestão 2024-2028. “Vamos continuar exigindo mais orçamento público para o ensino federal. O IFRS é a principal política pública de educação do século 21. Reafirmamos nosso compromisso com a educação pública, gratuita e socialmente referenciada”, declarou. “Sobre a valorização profissional dos docentes das universidades públicas e institutos federais, é inadmissível que o Governo Federal conceda 0% de reajuste salarial para os professores”, advertiu.
Natural de Alecrim/RS, o reitor Heck tem 46 anos e atua no magistério há 17. Desde o ano passado, é titular no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo de assessoramento superior do presidente da República para a formulação e a implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde representa o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Em janeiro deste ano, assumiu também como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif. É formado em Química Industrial de Alimentos, com mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia.
Na ocasião, foram apresentados os pró-reitores da nova gestão do IFRS:
Tomarão posse como diretores-gerais de campi do IFRS:
Campus Alvorada – Ademilde Irene Petzold Prado
Campus Bento Gonçalves – Rodrigo Otávio Câmara Monteiro (reeleito)
Campus Canoas – Patrícia Nogueira Hübler (reeleita)
Campus Caxias do Sul – Jeferson Luiz Fachinetto (reeleito)
Campus Erechim – Sidnei Dal’Agnol
Campus Farroupilha – Leandro Lumbieri (reeleito)
Campus Feliz – Marcelo Lima Calixto (reeleito)
Campus Ibirubá – Sandra Rejane Zorzo Peringer (reeleita)
Campus Osório – Márcio Telles Portal
Campus Porto Alegre – Sérgio Wesner Viana
Campus Restinga – Rudinei Müller (reeleito)
Campus Rio Grande – Carlos Fernandes Junior
Campus Rolante Letícia Martins de Martins
Campus Sertão – Clever Variani
Campus Vacaria – Adair Adams
Campus Viamão – Maíra Baé Baladão Vieira
Campus Veranópolis – Amir Tauille
Pró-reitores:
Pró-reitora de Administração – Tatiana Weber, do Campus Caxias do Sul
Pró-reitor adjunto de Administração – Rafael Kirchhof Ferret, do Campus Farroupilha
Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional – Lucas Coradini, do Campus Viamão
Pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional – Liziane Garcia Torchelsen, do Campus Rio Grande
Pró-reitor de Ensino – Fábio Azambuja Marçal, do Campus Alvorada
Pró-reitora adjunta de Ensino – Larissa Brandelli Bucco, do Campus Veranópolis
Pró-reitora de Extensão – Marlova Benedetti, do Campus Bento Gonçalves
Pró-reitora adjunta de Extensão – Elizete Cristina Dos Santos, do Campus Restinga
Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – Flávia Twardowski, do Campus Osório
Pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – Erik Schuler, do Campus Veranópolis