PROIFES-Federação discutirá privatização da educação e condições do trabalho docente durante CRES+5

A diretora de assuntos sindicais do PROIFES e vice-presidenta da ADUFRGS-Sindical, Ana Boff de Godoy, será debatedora no evento.

Na próxima quarta-feira (13) terá início em Brasília o encontro de seguimento da Conferência Regional de Educação Superior – CRES+5. O evento visa possibilitar discussões plenárias sobre cada um dos doze eixos temáticos da Conferência, com o intuito de ratificar os textos elaborados por meio de consultas públicas preparatórias e possibilitar a aprovação da Declaração Final do CRES+5.

O PROIFES-Federação terá uma representação efetiva na Conferência com uma delegação de 15 integrantes dos seus sindicatos federados, participando dos eixos temáticos e contribuindo para as discussões da CRES+5. Na quarta-feira (14) a diretora de Relações Internacionais e Sindicais do PROIFES, Ana Boff, será debatedora no simpósio do eixo 7 que irá tratar do trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior. 

Na sexta-feira (15) a Federação irá promover um painel com o seguinte tema: Privatização da Educação no Brasil e na América Latina, Educação como direito X Educação como Commodity, acúmulos organizativos desde a CRES 2018”,  tendo como painelistas os professores Dilvo Ristoff (UFSC), Yamile Socolovky (Universidad Nacional de La Plata/CONADU) e a professora Ana Boff.

“O PROIFES-Federação convida a todas e todos a participar de seu painel sobre o tensionamento que se impõe tanto na sociedade brasileira quanto na sociedade latino-americana a respeito da Educação como Direito X Educação como Commodity. Estamos vendo o crescimento da educação privada e da imposição da lógica neoliberal e mercantilista sobre um projeto de educação pública e gratuita, mesmo diante de governos assumidamente progressistas. Isso é motivo de grande preocupação, pois entendemos que a Educação deve ser um projeto de nação e encarada como investimento. O desenvolvimento da América Latina e dos países que a compõem passa por aí, pelo desenvolvimento de toda a sua população. E isso só se dá por meio da Educação”, afirmou a diretora de assuntos sindicais e painelista da CRES+5, Ana Boff.

Programação: