ADUFRGS-Sindical pede apoio do Senado para avançar nas negociações salariais durante ato com Lula em Porto Alegre

Docentes têm déficit salarial de 35% e esperam avanços nas negociações como o Governo Federal.

Durante ato nesta sexta-feira, 15, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitivas anunciaram ações e investimentos do Governo Federal para o Rio Grande do Sul. Somente pelo Novo PAC, estão sendo destinados R$ 29,5 bilhões para este ano — ao todo, serão R$ 75,6 bilhões até 2026″. Em seu discurso, o presidente enfatizou, ainda, a necessidade de lutar pela democracia, frente ao avanço da extrema-direita pelo mundo.

Na ocasião, o professor Roger Elias, diretor de Assuntos da Carreira EBTT, representou o PROIFES-Federação e entregou a pauta de reivindicações específica dos docentes do ensino público federal ao senador Paulo Paim. A estratégia tem o objetivo de buscar o apoio do Senado para garantir avanços nas negociações com o Governo Federal por reajuste de salários e plano de carreira dos professores e professoras do Magistério Superior e EBTT. Defasagem salarial dos docentes contabiliza 35%.

O ministro da Educação, Camilo Santana, prometeu que haverá uma nova rodada de anúncios de campi dos institutos federais ainda nesse governo. Rosário do Sul será um dos municípios gaúchos contemplados na nova etapa. O ministro antecipou o anúncio do 101º novo campus da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).