“A educação na mira da ditadura ” é o tema da primeira edição do ano do Ciclo de Debates da ADUFRGS-Sindical Construindo Agora o Amanhã

Ingresso solidário: doação de pacote de absorventes higiênicos.

Participe do Ciclo de debates “Construindo Agora o Amanhã”, que acontece na próxima segunda-feira, 1° de abril, às 19h, que traz o tema “A educação na mira de ditadura” com os painelistas Lorena Holzmann da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que irá comentar sobre o livro “Universidade e Repressão – Os Expurgos na UFRGS” e João Augusto Lima, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que vai abordar o seu livro “Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira”. O debate conta, ainda, com a vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Rio Grande do Sul e diretora plena da União Estadual dos Estudantes do RS, Niara Dy Luz, estudante de saúde coletiva da UFRGS. O evento contatará com a mediação e comentários do jornalista Juremir Machado.

Quem são os painelistas

Lorena Holzmann- Professora titular aposentada do Depto e do PPG Sociologia/UFRGS. É bacharel em Ciências Sociais e mestra em Sociologia/UFRGS, Doutorado em Sociologia/USP. Têm pesquisas e publicações (livros e artigos) na área de Sociologia do Trabalho. Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura – categoria Ensaio de Humanidades, em 2006, com o Dicionário de Trabalho e Tecnologia, organizado em parceria com o prof. Antônio David Cattani. Co-autora do livro Universidade e Repressão – Os Expurgos na UFRGS, publicado em duas edições pela LP&M (1979, 2008).

João Augusto de Lima Rocha – Professor titular aposentado da Escola Politécnica da UFBA. Fundador e membro do Conselho Curador da Fundação Anísio Teixeira. Publicou três livros e mais de uma centena de artigos sobre o educador Anísio Teixeira. O último dos livros, intitulado Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira – desmontada a farsa da queda no fosso do elevador foi ganhador, em 2020, do Prêmio Anual na área de Ciências Humanas, da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Poeta popular, tem 171 títulos publicados de folhetos de cordel.

Serviço

O quê: Ciclo de Debates “Construindo agora o amanhã” – Painel “A educação na mira da ditadura “

Quando: 01 de abril, 19h

Onde: Auditório da ADUFRGS-Sindical (rua Barão do Amazonas, 1581, bairro Jardim Botânico, Porto Alegre-RS)

Ingresso solidário: pacote de absorventes higiênicos.

Inscreva-se aqui.

Transmissão pelo YouTube Facebook

Insira o evento em sua agenda.

Consulte os outros eventos da nossa agenda.