Caravana da ADUFRGS mobilizou docentes do IFRS Porto Alegre e do IFSul Sapucaia do Sul.
Na quarta-feira, 3, a ADUFRGS-Sindical aderiu ao Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Salários e da Carreira Docente organizado pelo PROIFES-Federação. A data marcou a luta unificada dos servidores públicos federais por recomposição salarial e valorização do serviço público.
Pela manhã, a mobilização foi no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre. À tarde, a mobilização ocorreu no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Sapucaia do Sul com a presença de 60 docentes em reunião híbrida no auditório do instituto.
Durante as ações, foi distribuído aos docentes um material com a contraproposta do PROIFES-Federação apresentada ao Governo Federal no dia 25 de março (leia aqui). O documento exige reajuste salarial de 9,39% em 2024, reestruturação de carreira e a manutenção dos direitos dos docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A contraproposta foi discutida com o Ministério da Educação (MEC) na manhã de 3 de abril. (leia aqui).
As atividades também fizeram parte das caravanas da ADUFRGS, que desde fevereiro deste ano, já reuniram dezenas de professores e professoras em 10 unidades da UFRGS, UFCSPA, IFRS e IFSul. A iniciativa tem o objetivo de informar os docentes sobre o andamento das negociações salariais com o Governo Federal, ouvir a opinião da base e pensar estratégias de mobilização para exigir que o Executivo Federal avance nas mesas de negociação. Veja como foram as caravanas aqui.
No próximo dia 10 de abril, às 18h, a ADUFRGS-Sindical realiza assembleia com os filiados e filiadas para decidir se fará consulta à greve.
Veja a contraproposta do PROIFES-Federação
Baixe o Panfleto frente
Baixe o Panfleto verso