Reunião na sexta-feira em Brasília é decisiva para professores federais

O Ministério da Gestão e Inovação convocou para sexta-feira, 19, às 14h30, em Brasília, a próxima reunião da Mesa Específica e Temporária da área de Educação do Magistério Federal. A ADUFRGS-Sindical participa das negociações, junto ao PROIFES-Federação. A expectativa é de que o Governo Federal apresente avanços significativos, com respostas concretas para as diversas demandas apresentadas. 

No último dia 10, em decisão soberana dos professores em Assembleia Geral Extraordinária convocada pela ADUFRGS-Sindical, foi decidida a não deflagração de greve neste momento e manter a mobilização permanente, em função do processo de negociação em andamento na capital federal. Nova assembleia poderá ser convocada a qualquer momento, a depender das mesas de negociação.

O PROIFES-Federação, ao qual a ADUFRGS é filiada, propõe, entre outras questões, reajustes salariais de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026. (Veja o documento completo aqui.)

O Sindicato Intermunicipal de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, ADUFRGS-Sindical, conta com aproximadamente 4 mil filiados e filiadas. A base sindical contempla docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) totalizando 11 municípios, além da Capital. 

Seguindo o princípio constitucional da unicidade sindical (Art. 8º II da CF 1988), a ADUFRGS é o único sindicato com legitimidade de representação dos professores, não havendo disputa sindical, mas respeito à Constituição Federal.