Condições de infraestrutura e segurança na UFRGS e negociação salarial: está no ar a nova edição do Jornal ADverso

Sindicato encontra mofo, rachaduras e a até escorpiões na UFRGS. Veja também como está o processo de negociação salarial em Brasília

Já está disponível no site da ADUFRGS-Sindical a nova edição do Jornal ADverso. A versão digital e interativa, com conteúdo multimídia, pode ser acessada na área Comunicação – Jornal ADverso. Além da edição online, é impressa uma tiragem limitada de exemplares, de acordo com as premissas de sustentabilidade seguidas pelo Sindicato. Esses exemplares são distribuídos na sede e em nossa Unidade Móvel. 

Confira o índice do Jornal ADverso edição Abril 2024 e leia o editorial:

Capa

Reportagem

Falta infraestrutura na melhor ranqueada do Brasil

Espaços insalubres ameaçam prédios e saúde de professores e alunos  

p. 6 A 11

Mobilização

Acompanhe a Mesa de Negociação salarial em Brasília

p. 5

Página 2

Editorial: 

Quem luta contigo quando você precisa?

Expediente

Página 3

Artigo

Justiça e PGR reconhecem ADUFRGS como o único sindicato da Capital

Página 4:

Mobilização

ADUFRGS-Sindical decide manter negociação

Caravanas da ADUFRGS-Sindical intensificam a mobilização

Página 5:

Mobilização

Governo oferece 12,5% de reajuste a partir de 2025

Sindicatos consultam as bases

Página 6 a 11:

Reportagem

Sindicato encontra mofo, rachaduras e até escorpiões na UFRGS

Página 12 (contracapa)

Quem luta contigo quando você precisa?

Agenda

Redes sociais

Veja outras edições na área Comunicação – Jornal ADverso.

Leia o Editorial:

Quem luta contigo quando você precisa?

A questão central trazida por esta edição do Jornal ADverso é Quem luta contigo quando você precisa? Com a devida licença poética, a pergunta quer provocar você, professor e você professora da educação pública, a refletir sobre quem efetivamente está ao seu lado, junto com a sua categoria, nos momentos de luta. Uma pergunta que é pessoal, é para você, sujeito que por meio de sua prática docente, diversa, de tantos sotaques e saberes, precisa de instituições fortes e sérias na defesa da educação pública, da carreira docente, de melhores condições de trabalho e de vida.

A ADUFRGS-Sindical é o único Sindicato que representa os professores do ensino público federal em Porto Alegre. Em 2024 completa 46 anos de uma história marcada pela conquista e garantia de direitos para a categoria docente, pelo protagonismo em mesas de negociação que foram fundamentais para o avanço da carreira do magistério superior e do EBTT. Somam-se a esta luta sindical permanente outras pautas centrais, como a educação pública, gratuita e de qualidade, uma educação mais diversa, antirracista e antimachista, a cultura como instrumento de formação política e cidadã, a saúde e a qualidade de vida dos docentes.

Durante todo o ano de 2023 e ao longo destes primeiros meses do ano de 2024 a Diretoria da ADUFRGS–Sindical tem participado, também com o apoio do PROIFES-Federação, da mesa de negociação permanente com o Governo, tem visita do Gabinetes de Ministros, 

Deputados, Senadores e conversado com lideranças políticas e educacionais. A atual proposta por melhores condições de carreira e salários tem sido destacada de forma positiva por especialistas e agentes do governo como possível e coerente com a conjuntura do país.

Nesta edição do ADverso também ganha destaque a pauta das condições de infraestrutura e de segurança, a qual tem colocado a comunidade acadêmica da UFRGS em alerta. É urgente que os recursos públicos sejam melhor distribuídos e geridos entre as unidades acadêmicas desta Universidade que completa 90 anos em 2024 e que está entre as melhores do país e do mundo.

É com o espírito combativo de quem luta de forma consciente crítica e organizada, numa perspectiva Freiriana, que a ADUFRGS-Sindical está e estará sempre ao lado de você professor e de você professora, defendendo seus direitos por melhores condições de salário, carreira, saúde, cultura, lazer e convívio social.

https://youtu.be/Ekof9h5ta5s?si=Kxz9tCXJhRX1rzYt