Governo acata contraproposta do PROIFES de substituição das Classes A/D I e B/D II por uma Classe de Entrada tornando a carreira mais atrativa

O Governo Federal acatou a contraproposta do PROIFES, com 4,5% em 2025 e 5% em 2026.

Na manhã desta quarta-feira (15) o PROIFES-Federação participou de mais uma reunião da Mesa Específica e Temporária do Magistério Federal. Na ocasião, o Governo manteve os índices de reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. No entanto, acatou a contraproposta apresentada pelo PROIFES no último dia 30 de substituição das Classes A/D I e B/D II por uma Classe de Entrada, o que torna a carreira mais atrativa.

No que diz respeito aos steps, também foi acatada a contraproposta do PROIFES, com 4,5% em 2025 e 5% em 2026. Levando em consideração o reajuste acumulado de 2023 a 2026, a base da carreira acumula um ganho de 43% e o professor titular 27,1%.

“Tivemos grandes avanços dentro das negociações e conquistamos o que foi possível até o presente momento. O PROIFES-Federação se posicionou dentro da mesa com a apresentação de propostas que englobam a realidade da carreira e buscam a recomposição das perdas, o que foi acatado pelo Governo. Iremos continuar trabalhando para que a carreira docente se torne cada vez mais atrativa”, afirmou Wellington Duarte, presidente do PROIFES.

O Conselho Deliberativo da Federação irá se reunir de maneira virtual na quinta-feira (16) para avaliação da proposta e apresentação da mesma para a base dos sindicatos federados. O Governo marcou nova reunião para o próximo dia 27 já para a assinatura do acordo com as entidades que acatarem a proposta.

Participaram da reunião o presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, o vice-presidente, Flávio Silva, o diretor tesoureiro da Federação e presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, o Diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior, Geci Silva, e a Diretora de Seguridade Social, Raquel Nery.

Confira na íntegra a proposta apresentada pelo Governo:

https://proifes.org.br/wp-content/uploads/2024/05/Docentes-15-05-Proposta-Final.pdf