ADUFRGS-Sindical lança Série de Cursos Solidários Virtuais dia 4 de julho

O conteúdo aborda temáticas que contribuem com a reconstrução da comunidade acadêmica.

A ADUFRGS-Sindical inicia a série de Cursos Solidários, dia 4 de julho, às 18h30, com o tema “Comunicação de risco em desastres”, ministrado pela professora Ana Karin Nunes, diretora de Comunicação do Sindicato. Serão quatro edições em formato virtual para facilitar a participação dos filiados, filiadas e público em geral. O conteúdo aborda temáticas que contribuem com a reconstrução acadêmica após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul.

O valor da inscrição solidária é de R$ 20,00 para cada curso. A arrecadação será destinada à reconstrução das áreas e instituições afetadas pelas enchentes no RS. Os participantes dos cursos terão certificado.

Acesse o link de inscrição aqui.

Coloque na sua agenda.

Participe da 1ª edição – Comunicação de risco em desastres

Palestrante: Ana Karin Nunes

Mini bio da palestrante: Ana Karin Nunes é professora na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência acadêmica e profissional nos temas de planejamento de comunicação, comunicação de risco, comunicação para gestão de crises e desastres. É pesquisadora do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas em Desastres do Rio Grande do Sul (CEPED RS) e, atualmente, ocupa também a função de vice-diretora.
Programa: O Curso vai abordar o que é a comunicação de risco, objetivos e características em situações de desastre. Tratará das características dos principais tipos de desastre, fase, agentes envolvidos e papel da comunicação de risco em cada um deles. Trará exemplos práticos de como a comunicação de risco foi usada no desastre climático do RS em 2024 – potencialidades e necessidades de melhoria.

Serviço
O quê: Curso Solidário Virtual – Comunicação de risco em desastres
Quando: 04/07
Horário: 18h30 às 20h30
Onde: Via Zoom (o link será enviado por email 1h antes de iniciar o curso)
Inscrições aqui.

Veja a programação dos próximos cursos:

2ª edição – Transformação social: o papel da extensão
Data: 11/07
Palestrante: Sandra de Deus
Programa: O papel mobilizador da extensão universitária para o empoderamento de comunidades e o acompanhamento de políticas públicas.

Mini bio da palestrante: Sandra de Deus é Professora Titular na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, possui vasta experiência acadêmica e profissional. Foi Pró-reitora de Extensão da UFRGS (2008-2020) e Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) em 2012/2013. Destacou-se também como Coordenadora da Comissão Permanente de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) de 2016 a 2018. Em 2023, recebeu o Prêmio Abej como Personalidade do Ano no Ensino de Jornalismo.

3ª edição – Saúde mental e Educação, as tragédias climáticas e perspectivas de apoio em comunidade
Data: 17/07
Palestrante: Rosemarie Gartner
Programa: Perspectivas de apoio nas instituições federais considerando o momento de desamparo e fragilidade emocional, sofrimento mental, risco e políticas públicas, cuidado e assistência.

Mini bio da palestrante: Possui graduação em Psicologia pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela mesma instituição (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (2006). É professora associada na  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Psicologia Social e Institucional, e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos Institucionais, Coletivos e de Subjetivação (NEPPICS). Tem experiência em Psicologia Social e Análise Institucional, com foco em redes e políticas públicas, saúde mental e atenção básica, processos grupais e subjetividade.

4ª edição – Educação Fiscal e Cidadania: Orçamento público para quem?
Data: 24/07
Palestrante: Rosa Chieza
Programa: Passaremos pelos pilares do orçamento público: receita e gasto. Serão discutidos os tributos pagos pela população, a aplicação dos recursos públicos e a relação entre eles.

Mini bio da palestrante: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Economia pela UFRGS (2008). Atualmente é professora nos Programas de Pós Graduação em Economia e em “Políticas Sociais e Serviço Social” . É Coordenadora pela UFRGS do Curso de Extensão “Educação Fiscal e Cidadania” na sua 10º edição em 2022. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, atuando principalmente nos seguintes temas: tributação, estado, gastos públicos, lei de responsabilidade fiscal e gestão pública.