A vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Ana Boff de Godoy, e o ex-presidente Lúcio Vieira fazem parte da delegação do PROIFES-Federação
Desde a segunda-feira, 29, até 2 de agosto, o PROIFES-Federação participa em Buenos Aires do 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação, entidade que o PROIFES faz parte como único representante dos docentes das universidades e institutos federais do Brasil.
O Congresso que tem como tema “Capacitar nossos sindicatos, elevar nossas profissões, defender a democracia” conta com a participação de mais 1,2 mil sindicalistas da educação de mais de 150 países. A Federação será representada por uma delegação composta pelo vice-presidente, Flávio Silva, pela diretora de relações internacionais Ana Boff de Godoy, pelo diretor de assuntos jurídicos Oswaldo Negrão, pela diretora de direitos humanos, Rosângela Oliveira, pelo diretor de políticas educacionais Carlos Alberto Marques e pelo integrante do Conselho Deliberativo, Lúcio Olímpio.
Durante a abertura, que contou com a participação do governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, as discussões foram em torno das problemáticas e desafios mundiais da educação. Os debates e decisões do congresso orientarão o trabalho da IE nos próximos anos e moldarão o setor educacional em todo o mundo. Além disso, os delegados do congresso elegerão o próximo presidente e o próximo Conselho Executivo da IE.
Dentre os temas que serão tratados no Congresso estão a necessidade de fortalecimento da educação a favor do desenvolvimento e do bem estar das nações e a promoção de ações que tenham prerrogativas comprometidas com educação pública universal e de qualidade para todas as pessoas.
Um outro ponto de debate é o desafio da escassez de docentes no mundo, que tem relação com a precarização e flexibilização das relações de trabalho, bem como a flexibilização dos currículos de forma desregulada. A necessidade de ações concretas que garantam um real investimento na educação pública também será discutida durante o evento.
Um outro desafio é a relação com a inteligência artificial que, com sua chegada de forma desregulada, tem ameaçado a gestão de dados e informações. Além disso, o Congresso irá traçar estratégias que visam aumentar a diversidade nos sindicatos e realizar ações sindicais significativas para alcançar a igualdade de gênero.
Internacional da Educação
A IE é a federação sindical internacional que reúne organizações de docentes e outros trabalhadores da educação de todo o mundo. Por meio das suas 383 organizações membros, entre elas o PROIFES, representa mais de 32 milhões de docentes e demais profissionais da educação em 178 países e territórios. O PROIFES é o único filiado do Brasil à IE que representa docentes do ensino superior.