“Construindo Agora o Amanhã” retorna dia 11 de setembro, às 19h, abrindo o segundo semestre letivo
Saúde Mental no Espaço Escolar: a questão do adoecimento físico e mental relacionado ao modelo da nossa sociedade e, notadamente, às suas dinâmicas de trabalho, tem se tornado cada vez mais emergente. Produtividade, instantaneidade, acúmulo de tarefas são alguns dos termos com os quais nos acostumamos a conviver, naturalizando a aceleração, a ansiedade, o estresse, a fadiga e outras formas de desgaste físico e mental. O espaço escolar não escapa a esse contexto, ao contrário, a comunidade escolar vê-se cada vez mais assoberbada de tarefas e pressionada a atingir resultados, na maioria das vezes sem as necessárias condições estruturais para tanto. É atendendo à urgência dessa temática que o ciclo de debates “Construindo Agora o Amanhã” discutirá no dia 11 de setembro, às 19h, a “Saúde Mental no Espaço Escolar” em diversos níveis, da Educação Básica e Técnica à Academia, a fim de contribuir à reflexão e à busca de soluções. O evento é uma promoção da ADUFRGS-Sindical em parceria com o campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (rua Coronel Vicente 281, Centro Histórico) e marcará a abertura do segundo semestre letivo. Transmissão pelo YouTube @ADUFRGSSindical.
>>> Ingresso solidário e voluntário a R$ 20, com inscrições aqui.
“Saúde Mental no Espaço Escolar”: painelistas
Confira a seguir quem são as painelistas desta edição. O mediador será o professor Roger Sauandaj Elias, diretor de Assuntos da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da ADUFRGS-Sindical, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Sapucaia do Sul.
Ana Claudia Souza Vazquez: Professora, Pesquisadora e atual Pró-Reitora de Gestão com Pessoas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Larga experiência profissional em gestão estratégica de pessoas baseada em evidência e com foco em indicadores psicossociais no trabalho. Diversas publicações e pesquisas com foco na psicologia positiva organizacional e do trabalho, nas áreas de Saúde Ocupacional, Saúde do Trabalhador, Processos de Avaliação de Fatores Psicossociais Protetivos e de Risco, Trabalho Saudável, Engajamento no trabalho e Burnout. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho (NEPPOT/UFCSPA).
Arieli Groff: Psicóloga, Especialista em Trauma, Luto, Teoria do Apego e intervenções em emergências. Idealizadora do Clube de Leitura Materno e do podcast Revolução Materna, escritora e palestrante.
Liliane Madruga Prestes: Professora, Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ e Doutora em Educação pela UFRGS. Atualmente, é docente no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre, onde atua nos cursos técnicos, de licenciatura, e na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT). Também integra o corpo docente permanente e exerce a função de coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em rede pelo IFRS. Lidera o Grupo de Pesquisa Caleidoscópio orientando estudos na área de práticas de ensino em EPT.
Serviço
Ciclo de Debates Construindo Agora o Amanhã – Saúde Mental no Espaço Escolar
Data: 11 de Setembro de 2024, 19h (Agenda/Adicione)
Local: Auditório do IFRS Porto Alegre – Torre Sul – 9º andar
Acessos:
Pedestres/Aplicativos: Rua Coronel Vicente, 281 (Acesse o mapa)
Carros/estacionamento: Rua Comendador Manoel Pereira, 60 (Acesse o mapa)
Ingresso solidário e voluntário a R$ 20 – Inscrições aqui.
Transmissão ao vivo pelo YouTube – https://youtube.com/@ADUFRGSSindical
Saiba mais sobre o ciclo de debates Construindo Agora o Amanhã
“Discutir problemas gerais da vida acadêmica e da comunidade e posicionar-se em relação a eles” e “Defender a livre circulação e o debate das ideias e a autonomia universitária” estão entre as finalidades da ADUFRGS-Sindical. Em 46 anos de existência, o Sindicato tem participado ativamente das lutas sociais, em especial da defesa da educação pública e dos direitos de professores e demais trabalhadores da educação.
A construção política do sindicalismo do amanhã é indispensável para a reafirmação da grandeza e da soberania nacional, horizonte só alcançado num país que garanta trabalho decente e inclusão social com respeito à democracia. Unir crítica social e formulação de soluções é papel da categoria docente e, por conseguinte, da ADUFRGS-Sindical.
Hoje, a complexidade do nosso tempo, marcado pela emersão de novas ameaças à democracia, pela precarização do trabalho, pela agudização das mazelas sociais, exige o aprofundamento do debate público e o compartilhamento de ideias e soluções.
Na busca de constituir um espaço de reflexão focado na reafirmação da confiança na democracia e na educação pública como chaves para o desenvolvimento econômico e social, a ADUFRGS-Sindical realiza o “Ciclo de Debates Construindo Agora o Amanhã”, cujo objetivo é demarcar um espaço no debate público de ideias progressistas: visa valorizar a política enquanto debate público e busca do bem comum; soma-se ao esforço histórico pela construção da cidadania; reafirma a defesa intransigente da autonomia das instituições de ensino; e sublinha o papel estratégico dos professores como formuladores de soluções voltadas à transformação social.