ADUFRGS-Sindical acompanha posse da nova Reitoria da UFRGS

Confira também a entrevista exclusiva com a Reitora

A ADUFRGS-Sindical esteve presente na sexta-feira, 27, na posse da reitora Marcia Barbosa e do vice-reitor Pedro Costa. Na ocasião também foram empossados os novos integrantes da Administração Central. O presidente do Sindicato, Jairo Bolter, representou a ADUFRGS. Também acompanharam a solenidade o diretor Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva, 2º Tesoureiro e diretor de Assuntos Jurídicos, e o diretor Tesoureiro Eduardo Rolim de Oliveira, que acompanhou o evento como representante do Conselho Universitário (Consun). 

Jairo Bolter desejou sucesso à nova gestão. “Que façam um ótimo trabalho durante os próximos quatro anos”, disse o presidente. “Precisamos trabalhar muito para recuperar a autoestima da comunidade acadêmica que foi fortemente abalada pelos acontecimentos vivenciados, interna e externamente, ao longo dos últimos anos”, afirmou o presidente, destacando a falta de diálogo recente e a esperança por um novo tempo. “Vivemos um período muito difícil, esperamos que haja receptividade das ideias”, acrescentou.

Em seu discurso de posse, além da promessa de diálogo, a reitora anunciou três projetos: a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, a Coordenadoria de Educação Básica e a Secretaria Especial de Emergências Climáticas e Ambientais (Secam).

A solenidade foi marcada por simbolismos, como a participação dos diferentes segmentos da universidade e a abertura de grades que dificultavam acessos, e a apresentação da escola de samba Imperadores do Samba, encerrando o evento. 

Entrevista exclusiva 

No mesmo dia em que saiu sua nomeação no Diário Oficial da União, a reitora Marcia Barbosa concedeu entrevista exclusiva à ADUFRGS-Sindical. A reitora afirmou que esta deve ser uma gestão “ativa” e “presente” e que irá buscar melhorias em fluxos e recursos junto ao Governo Federal, Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUFRGS) e também por meio de emendas, assim como devem ser estimulados projetos inovadores para garantir novas formas de recursos e assim resolver os problemas de infraestrutura existentes. Confira aqui.

Galeria