Foi o primeiro encontro de aproximação entre o Sindicato e a atual Reitoria da UFRGS.
Na manhã desta quinta-feira, 24, a diretoria da ADUFRGS-Sindical foi recebida pela reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, o vice-reitor, Pedro Costa, e a chefe de gabinete, Maria Luiza Saraiva Pereira.
O Sindicato foi representado pelo presidente, Jairo Bolter, o diretor Tesoureiro, Eduardo Rolim de Oliveira e o diretor de Assuntos Jurídicos e 2° Tesoureiro, Paulo Artur Xavier.
Na ocasião, a diretoria da ADUFRGS-Sindical entregou para a nova gestão da Reitoria da UFRGS, um documento que reforça a legitimidade do Sindicato como único representante dos professores do ensino público federal em Porto Alegre.
Esteve em pauta as condições de trabalho dos docentes da UFRGS, infraestrutura da instituição, acordo salarial, carreira, previdência e assuntos referentes à categoria do Magistério Superior.
A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa declarou que sua gestão será participativa e estará aberta ao diálogo com a ADUFRGS-Sindical para discutir condições de trabalho dos professores e outras questões. Salientou, ainda, que a UFRGS buscará recursos financeiros junto ao Governo Federal e emendas parlamentares para melhorias na infraestrutura da Universidade.
Para o presidente Jairo Bolter, a reunião com a nova Reitoria da UFRGS foi um momento importante para a atual gestão do Sindicato. “Felizmente voltamos a ser recebidos pela Reitoria da nossa Universidade, para a qual apresentamos diversos temas que dizem respeito ao dia a dia dos nossos filiados e filiadas. Muitos assuntos que chegam a nós não são de conhecimento da gestão das nossas instituições de ensino. Essa mediação é significativa para preservar as pessoas e o seu trabalho”, salientou. “Hoje tivemos a oportunidade de dialogar sobre vários temas, como horários de funcionamento das unidades, condições de trabalho, situação física e estrutural e a situação financeira das nossas instituições”, completou.
A diretoria da ADUFRGS-Sindical também apresentou à reitora Márcia Barbosa propostas de futuras parcerias, como o momento de acolhimento de novos docentes. “Esperamos avançar na execução de ações em conjunto com a Reitoria em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, melhorando as condições de trabalho e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.
O professor Eduardo Rolim informou para a nova gestão da Reitoria da UFRGS que o sindicato também estará à disposição para tirar as dúvidas dos professores sobre questões previdenciárias. “É muito importante que os colegas conheçam as formas de aposentadoria, valores e se preparem para o futuro”, enfatizou.