Dia 5 de dezembro, às 19h, no Auditório da ADUFRGS-Sindical
O painel “Acessibilidade textual para uma sociedade inclusiva”, no dia 5 de dezembro, às 19h, será o último da temporada 2024 do ciclo de debates “Construindo agora o amanhã”, promoção da ADUFRGS-Sindical que tem o intuito de inflexionar o debate público na direção da valorização da educação, da democracia e da construção da cidadania. O evento, gratuito e aberto ao público mediante inscrição neste link, ocorre no auditório do Sindicato (rua Barão do Amazonas, 1581, bairro Jardim Botânico) e terá gravação e transmissão ao vivo pela internet, com intérprete de Libras, seguido de sessão de autógrafos.
A previsão é de que o painel tenha cerca de 1h45min de duração, incluindo cinco minutos de apresentação do mediador, rodada inicial de explanação de 10 minutos por convidado e duas rodadas seguintes de diálogo e resposta às perguntas da plateia, de cinco minutos por convidado e igual tempo para as considerações finais.
Na sequência, às 21h, haverá coffee break e sessão de autógrafos de obra publicada pelas painelistas sobre o tema no saguão do prédio, no térreo.
Saiba mais sobre o evento
Mediador:
Roger Sauandaj Elias, diretor de Assuntos da Carreira do EBTT – Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da ADUFRGS-Sindical, professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) – Campus Sapucaia do Sul.
Painelistas:
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Doutora e mestra em Linguística Aplicada (Unisinos); licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (UFRGS). Docente EBTT do IFSUL, no campus Sapucaia do Sul, onde coordena o Projeto Literatura Acessível e é vice-coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). É pesquisadora e adaptadora de Leitura Fácil.
Maria José Bocorny Finatto
Professora titular de Linguística, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2002. Bolsista CNPq desde 2017, atualmente com bolsa PQ-1D. Pesquisadora premiada do LARA 2019 – Latin America Research Awards, da empresa Google, pela proposta “Ferramenta MedSimples”, recurso on-line para apoiar a simplificação de textos em temas de Saúde para pessoas de escolaridade limitada. Pesquisa #Linguagem Simples# e #Acessibilidade Textual e Terminológica# também em enfoque histórico.
Analía Gutiérrez
Licenciada em Letras com orientação em Linguística (Universidade de Buenos Aires). Especialista em neurolinguística e neuropsicologia. Desde 1995 trabalha com a área de deficiência, onde realizou avaliações de linguagem, oficinas de conversação e design de tecnologia de apoio para a comunicação. É cofundadora e diretora da associação civil Lengua Franca, que produz conteúdos em Leitura Fácil para pessoas com limitações na compreensão leitora. É adaptadora, capacitadora em Leitura Fácil. Formou parte dos espaços orientados a promover a acessibilidade e a influenciar em políticas públicas. Representa a Lengua Franca perante a Red de Lectura Fácil.
Suzana Trevisan
Doutora e mestra em Educação (Universidade La Salle, Canoas). É licenciada em Letras (UFRGS) e possui pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (IFTM, Campus Avançado Uberaba). É educadora e servidora do IFSul, campus Sapucaia do Sul. Atua na Educação Profissional e Tecnológica (no ensino de Línguas Portuguesa e Inglesa e suas Literaturas) e faz parte do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).
Sessão de Autógrafos
Título da obra: Leitura Fácil e Linguagem Simples na educação inclusiva: pelo direito de entender
Organizadoras: Renata Porcher Scherer, Suzana Trevisan, Vanessa de Oliveira Dagostim Pires, Veronica Pasqualin Machado
Editora: Pedro e João Editores
Ano da publicação: 2024
Autores: Andrea Monzón, Bruna Freitas da Motta, Carla Lucie Wendling Pacheco, Clarissa Haas, Daiana Schons, David Saldaña, Marília Haas, Miriam Rivero-Contreras, Natália Branchi, Renata Porcher Scherer, Suzana Trevisan, Vanessa de Oliveira Dagostim Pires, Veronica Pasqualin Machado.
Serviço
O quê: Ciclo de debates Construindo Agora o Amanhã – Painel “Acessibilidade textual para uma sociedade inclusiva”
Quando: 5 de dezembro de 2024
Horários:
das 18h às 19h – receptivo e credenciamento
das 19h às 20h45 – painel
das 21h às 22h – sessão de autógrafos e coffee break
Local: rua Barão do Amazonas, 1581, bairro Jardim Botânico
>> Inscrições abertas ao público e gratuitas aqui.
Coloque o evento em sua agenda.
Veja outros eventos na Agenda da ADUFRGS-Sindical.