ADUFRGS-Sindical participa da solenidade de Comemoração dos 60 anos da Fapergs

Com investimento histórico de 360 milhões em Inovação, Ciência e Tecnologia para 2025.

No dia 5 de dezembro, a diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Ana Karin Nunes, representou o sindicato na Solenidade de Comemoração dos 60 anos da Fapergs, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Na ocasião, ocorreu o lançamento da Política Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e Anúncio do Plano de Investimentos 2025.

O evento contou com a presença da Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, da reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, da reitora da UFCSPA, Lúcia Pellanda, além de várias autoridades, professores e pesquisadores do Estado.

O governador Eduardo Leite e a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, anunciaram o plano de investimentos em Inovação, Ciência e Tecnologia para 2025, com orçamento histórico para a área, de 360 milhões de reais.

Além disso, lançaram a política estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. A inovação foi tratada como uma das prioridades estratégicas para o desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável do RS. A ideia é tornar o Estado referência internacional em estudos e pesquisas acerca das questões climáticas e ambientais.

Tanto o Governador quanto a Ministra de Estado reforçaram a importância do fortalecimento da ciência e da educação como prioridade no enfrentamento da emergência climática. Também foi destaque a criação, em 2024, do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, como um importante órgão de interlocução entre pesquisadores e gestores públicos na proposição de soluções efetivas para a sociedade gaúcha.

A diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Ana Karin Nunes, que é professora e pesquisadora na área de Comunicação de Risco e Crise da UFRGS, destacou: “O anúncio desses investimentos é importante para que se dê continuidade a ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão que reforcem o laço das instituições de educação superior públicas e sociedade na proposição e construção de ações conjuntas ao enfrentamento da reorganização climática”, referiu. “Um país livre e soberano se faz, também, com educação e ciência fortes. Esperamos que esse anúncio se efetive na prática e que esses recursos cheguem a cada uma das partes interessadas”, observou.

A diretora também lembrou que muitos dos professores e pesquisadores que estiveram na linha de frente do enfrentamento aos últimos desastres climáticos que assolaram o Estado e que, atualmente, ocupam lugares de destaque neste tema, tem um importante histórico como defensores da educação pública e da ciência também na ADUFRGS-Sindical. “A luta em defesa da educação e pela valorização da ciência se dá no dia a dia, na atuação de cada um de nossos professores filiados nos múltiplos espaços que ocupam”, ressaltou.

Confira a Política Estadual de Ciência e Tecnologia aqui.

Durante a solenidade, foram agraciados com o Prêmio Especial Pesquisador Gaúcho 2024 os professores Éder Cláudio Lima – área de Ciências Exatas, Claudia Lima Marques – área de Ciências Humanas e Adriano Brandelli – área de Ciências da Vida. Os três são professores da UFRGS e filiados da ADUFRGS-Sindical.

Professor Éder Cláudio Lima, filiado à ADUFRGS-Sindical. Crédito: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini
Professora Cláudia Marques, filiada à ADUFRGS-Sindical. Crédito: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini
Professor Adriano Brandelli, filiado à ADUFRGS-Sindical. Crédito: Mauricio Tonetto / Palácio Piratini