ADUFRGS-Sindical participa de solenidade em celebração aos 30 anos do ILEA UFRGS

O evento foi aberto com o ato simbólico de derrubada das grades do ILEA UFRGS.

No dia 5 de dezembro, a ADUFRGS-Sindical esteve entre as entidades homenageadas pela sua contribuição na trajetória de 30 anos do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ILEA UFRGS). Em cerimônia realizada no Campus Vale da UFRGS, o Sindicato foi agraciado com o Diploma ILEA 30 Anos de Honra ao Mérito e a Medalha UFRGS 90 Anos, que foram recebidos pelo diretor Tesoureiro Eduardo Rolim de Oliveira.

Participaram da solenidade, a reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, o diretor do ILEA, Franciso Marshall e o ex-reitor e fundador do ILEA, Hélgio Trindade, que trouxeram as memórias, perspectivas e o futuro do Instituto da Universidade.

De acordo com Jairo Bolter, presidente da ADUFRGS-Sindical, a parceria com o ILEA reafirma o compromisso do sindicato com a educação pública e a ciência. “Ao longo dos últimos anos, a ADUFRGS teve uma parceria muito forte com o ILEA. Colegas professores que em momentos distintos estiveram na linha de frente da nossa entidade sindical, tanto na Direção e como no CR, contribuíram muito com a criação e gestão desta importante ferramenta que é o Instituto”, ressaltou.” “Esperamos que nos próximos anos essa aproximação programática se mantenha firme e forte para continuarmos tendo no ILEA um suporte de debates e diálogos sobre temas importantes para o desenvolvimento do País, do Estado, da nossa universidade e da nossa entidade sindical”, almejou.

O sindicalista também comentou, ainda, que os debates feitos no ILEA ao longo da sua história foram importantes para a formação e estruturação de uma agenda de lutas e trabalho, com foco no desenvolvimento da educação e da ciência que impulsionaram ações e movimentações do Sindicato.

Eduardo Rolim de Oliveira também fez referência à parceria de longa data entre a ADUFRGS-Sindical e o ILEA. “O evento mais relevante que fizemos juntos foi o Universidade do Futuro, um ciclo que durou alguns anos, inclusive, tivemos livros publicados. O Instituto é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, sobretudo, a possibilidade de que pessoas de várias áreas da universidade possam juntas discutir temas de pesquisa transversais”, salientou. “A ADUFRGS-Sindical, como sindicato de professores, considera essa parceria importante para o desenvolvimento novas tecnologias sociais e possibilidades de interação com a sociedade”, afirmou.

O diretor do ILEA UFRGS, Franciso Marshall, destacou que o evento marcou a memória dos atos que fundaram o ambiente acadêmico de investigação, crítica e produção da cultura e do contato com a sociedade. “O ILEA tem um destino promissor de ser um órgão que transcende todos os setores da universidade e os alimenta com uma reflexão de vanguarda. Também oferece à sociedade o primor do conhecimento traduzido em boas linguagens”, manifestou. “Ao formarmos um quadro de renovação e reinauguração do ILEA nesses 30 anos, adquirimos a forma de um instituto transdisciplinar voltado para enfrentar as questões do mundo e da universidade, investigando todos os campos do conhecimento, do saber e da arte”, concluiu.

Na ocasião, o ex-diretor e ex-presidente da ADUFRGS-Sindical e ex-diretor do ILEA UFRGS, José Vicente Tavares dos Santos, recebeu homenagens e teve sua foto inaugurada na galeria de diretores do Instituto. O professor falou sobre sua gestão de oito anos na ADUFRGS-Sindical, que foi importante para consolidar ações conjuntas com o ILEA.  “Durante esses 30 anos, o ILEA abarcou o pensamento de várias ciências, humanidades e letras de modo a pensar nos grandes dilemas de nosso tempo e das perspectivas de transformação social e de como criar uma democracia para todos e todas”, referiu.

“O ILEA é um dos maiores institutos de estudos avançados do Brasil e do mundo e congrega professores da UFRGS e de outras universidades, agregando pessoas e fazendo discussões que trazem a esperança de um mundo e de uma universidade melhor”, completou.