Dirigentes sindicais permanecerão mobilizados em Brasília até a votação da LOA 2025.
A ADUFRGS-Sindical junto ao PROIFES-Federação está mobilizada em Brasília por recomposição salarial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e pela aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA 2025). “Durante a agenda de visitas, que iniciou na terça-feira (05), os parlamentares foram enfáticos ao informar que a LOA deve ser votada em março, após a reforma ministerial”, referiu Paulo Artur Xavier, diretor de Assuntos Jurídicos e 2º diretor Tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, que representa a diretoria nas atividades desta semana.
O pagamento do reajuste salarial dos docentes das universidades públicas e institutos federais foi garantido pela MP 1.286/2024, mas ainda depende da aprovação LOA 2025 para ser finalmente incorporado nos contracheques dos docentes federais.

“Dialogamos com os deputados Alencar Santana (PT-SP), Joseildo Ramos (PT-BA), Fernando Mineiro (PT-RN), Pedro Uczai (PT-SC) e Jorge Solla (PT-BA). Os parlamentares foram unânimes em parabenizar a nossa campanha de mobilização para garantir os apoios de articulação política com as bancadas”, destacou Xavier.
Conforme relato, o deputado Pedro Uczai manifestou que o relator do orçamento não pode aumentar o valor destinado as IFES, pois foram cortadas as emendas de comissão. “Fomos informados, ainda, que os parlamentares já decidiram onde vão empenhar os valores de suas emendas e que nós devemos investir em reuniões com o MEC”, comentou. “Segundo o parlamentar, a senadora Teresa Leitão provavelmente irá assumir a Comissão de Educação no Senado”, pontuou.
A primeira etapa da agenda de mobilizações segue até o final desta quinta-feira (06). Neste mês de fevereiro, o PROIFES-Federação e demais sindicatos filiados permanecerão mobilizados em Brasília, até a votação da LOA 2025.